Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48846
Tipo: Dissertação
Título: Tessituras de memoriais de formação com coordenadoras pedagógicas: reflexões sobre os processo formativos
Autor(es): Adriana Mota Ivo Martins
Primeiro Orientador: Cláudia Starling Bosco
Primeiro membro da banca : Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi
Segundo membro da banca: Vania Finholdt Ângelo Leite
Terceiro membro da banca: Gladys Agmar Sá Rocha
Quarto membro da banca: Ana Maria Alves Saraiva
Quinto membro da banca: Rosvita Kolb Bernardes
Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo
Resumo: Esta pesquisa enfatiza a temática da formação de coordenadoras pedagógicas. Considera metaforicamente a escrita de um texto como uma costura, em que a pesquisadora vivencia um processo de alinhavar os pontos feitos entre os pressupostos teórico-metodológicos e a escuta das participantes. O estudo baseia-se na perspectiva (auto)biográfica (Passeggi, 2010; 2013; 2019; Bolívar, 2002). Os conceitos de coordenação e de formação foram discutidos e ressignificados a partir das concepções de Araújo (2007); Franco (2014); Freire (2015) e Nóvoa (2021). Desse modo, a pesquisa teve como finalidade compreender as trajetórias das coordenadoras pedagógicas, a partir da construção de Memoriais de Formação em Grupos Reflexivos, evidenciando os processos de formação e de autoformação. Foram realizados 9 (nove) encontros com 9 (nove) coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/PBH). A análise interpretativa utilizada foi o adensamento de sentidos de textos, inspirada em Jovchelovitch e Bauer (2002). O recurso educacional (e-book) foi produzido com as participantes e evidencia o processo de reconstrução das experiências formativas pelas coordenadoras. Os resultados revelam a necessidade de pensar a formação na escola e o processo de formação das coordenadoras considerando: a) a função mediadora e pesquisadora da coordenação; b) uma metodologia de formação que valorize a problematização, a reflexão sobre a experiência vivida, as trocas entre os pares, a escuta e o olhar para si; c) a necessidade de propostas de formação coesas nas concepções de formação e formas de mediação para todos segmentos envolvidos; e) os Memoriais de Formação e Grupos Reflexivos de Mediação Biográfica como dispositivos de pesquisa e formação, possibilitando o diálogo e a reflexividade narrativa.
Abstract: This research emphasizes the theme of training pedagogical coordinators. It metaphorically considers the writing of a text as a seam, in which the researcher experiences a process of basting the stitches made between the theoretical-methodological assumptions and listening to the participants. The study is based on the (auto)biographical perspective (Passeggi, 2010; 2013; 2019; Bolívar, 2002). The concepts of coordination and training were discussed and re-signified based on the concepts of Araújo (2007); Franco (2014); Freire (2015) and Nóvoa (2021). Thus, the research aimed to understand the trajectories of the pedagogical coordinators, based on the construction of Training Memorials in Reflective Groups, highlighting the training and self-training processes. Nine (9) meetings were held with nine (9) pedagogical coordinators from the Belo Horizonte Municipal Education Network (RME/PBH). The interpretative analysis used was the densification of text meanings, inspired by Jovchelovitch and Bauer (2002). The educational resource (e-book) was produced with the participants and shows the process of reconstruction of the training experiences by the coordinators. The results reveal the need to think about training at school and the process of training coordinators considering: a) the mediating and research function of coordination; b) a training methodology that values problematization, reflection on the lived experience, exchanges between peers, listening and looking at oneself; c) the need for cohesive training proposals in training concepts and forms of mediation for all segments involved; e) Training Memorials and Reflective Groups of Biographical Mediation as research and training devices, enabling dialogue and narrative reflexivity.
Assunto: Educação
Professores - Formação
Didática
Autobiografia - Pesquisa
Práticas pedagógicas
Coordenador pedagógico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48846
Data do documento: 8-Nov-2022
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