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http://hdl.handle.net/1843/48849
Type: | Dissertação |
Title: | Um estudo sobre as disciplinas pedagógicas nos currículos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais |
Other Titles: | A study on pedagogical disciplines in the curriculum of the course the Biological Sciences Teacher Education in Federal University of Minas Gerais |
Authors: | Josana Costa Ferreira Lopes |
First Advisor: | Júlio Emílio Diniz-Pereira |
First Referee: | Célia Maria Fernandes Nunes |
Second Referee: | João Valdir Alves de Souza |
Abstract: | Esta pesquisa tem como objeto a constituição sócio-histórica das disciplinas pedagógicas oferecidas ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao considerar o arranjo de disciplinas pedagógicas que são oferecidas nesse curso, este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira essa disposição foi se constituindo historicamente. Ao investigar a formação pedagógica do curso de Ciências Biológicas da UFMG, é possível compreender se, nesse curso, há escolhas que dialogam, se aproximam ou se afastam das escolhas institucionais acerca da formação de professores. Para tanto, por meio de análise documental, foram analisados documentos institucionais como, por exemplo, projetos pedagógicos do curso, registos de documentos sobre a formação pedagógica na Instituição, ementas e programas das disciplinas pedagógicas etc. Buscou-se compreender de que maneira a atual configuração dessas disciplinas foi se constituindo historicamente e em diálogo com as normativas e os documentos oficiais relativos à formação docente (ou seja, o currículo formal). Pergunta-se: de que modo esses documentos que orientavam mudanças à formação docente foram incorporados nos currículos? E o que se traduziu em termos de arranjos curriculares para a Licenciatura em Ciências Biológicas da UFMG? O estudo considerou a perspectiva de currículo como construção social de Ivor Goodson, na qual há necessidade do entendimento do contexto histórico em que o currículo está inserido para compreender quais transformações e relações se refletiram no currículo, privilegiando, portanto, uma investigação no nível pré-ativo do currículo e em um decurso prolongado de tempo. O estudo do currículo da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFMG abrangeu desde as primeiras versões desse curso da UFMG, em 1939, até o currículo mais recente, no ano de 2022. Os resultados indicaram que, na UFMG, o arranjo das disciplinas pedagógicas conhecidas como disciplinas de “fundamentos da educação” são o reflexo de relações entre contextos mais e menos amplos de análise, tais como as políticas de formação de professores e a política institucional, o que implicou, ao longo do tempo, em escolhas institucionais por um padrão de estabilidade (em detrimento de um padrão de mudança) em relação a esse conjunto de disciplinas pedagógicas. |
Subject: | Educação Professores - Formação Licenciatura Currículo - História Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais - Instituto de Ciências Biológicas |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Restrito |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48849 |
Issue Date: | 24-Oct-2022 |
metadata.dc.description.embargo: | 24-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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