Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48953
Type: Artigo de Periódico
Title: Processo histórico da educação profissional e tecnológica no Brasil: das origens da educação profissional à criação dos Institutos Federais
Other Titles: Historical process of professional and technological education in Brazil: from the origins of professional education to the creation of Federal Institutes
roceso histórico de la educación profesional y tecnológica en Brasil: desde los orígenes de la educación profesional hasta la creación de Institutos Federales
Authors: Eliane Cristina Gualberto Melo Mineiro
Frederico Antonio Mineiro Lopes
Abstract: A educação profissional e tecnológica no Brasil vem passando por transformações significativas ao longo da sua história, conforme a perspectiva política de cada período governamental. O objetivo desse artigo é apresentar o contexto histórico da educação profissional no Brasil em suas origens, bem como seus desdobramentos e reflexos que culminaram com a política pública de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, instituído pela lei 11.892/2008. A temática é apresentada por meio de três eixos: histórico da educação profissional no Brasil; criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica; e, por último, o processo de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no conjunto da educação profissional e tecnológica brasileira, enquanto política pública. Os procedimentos metodológicos utilizados, predominantemente qualitativos, foram a pesquisa documental e a análise bibliográfica. Este estudo permitiu evidenciar que a história e a memória da educação profissional tecnológica no Brasil revelam que sua constituição perpassou por um processo histórico complexo e fragmentado. Constatou-se, ainda, que seus indícios foram pontuais e em menor amplitude no período colonial e imperial, sendo instituída de forma incipiente nesse período. Em 1909 consolidou-se como uma rede federal de educação profissional e tecnológica e, somente no início do século XXI, houve, de fato, uma expansão em todo o território nacional enquanto política pública educacional direcionada para uma proposta de formação profissional.
Abstract: Professional and technological education in Brazil has undergone significant transformations throughout its history, according to the political perspective of each government term. The purpose of this article is to present the historical context of professional education in Brazil in its origins, as well as its development and consequences that culminated in the policy of creating the Federal Institutes of Education, Science and Technology, instituted by law no. 11.892/2008. The topic is presented in three strands: the history of professional education in Brazil; the creation of the Federal Network for Professional and Technological Education; and, finally, the process of constituting the Federal Institutes of Education, Science and Technology within the totality of Brazilian professional and technological education, as a public policy. The methodological procedures used, predominantly qualitative, were documentary research and bibliographic analysis. This study showed that the history and memory of technological professional education in Brazil reveal that its constitution has passed through a complex and fragmented historical process. It was also found that its evidence was specific and less prevalent in the colonial and imperial period, having been incipiently instituted in that period. In 1909 it was consolidated as a federal network of professional and technological education, and only at the beginning of the 21st century was there, in fact, an expansion throughout the national territory as a public educational policy intended as a proposal for professional training.
Subject: Ensino profissional
Educação - História
Educação - Aspectos políticos
Escolas públicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60233
URI: http://hdl.handle.net/1843/48953
Issue Date: 21-Dec-2020
metadata.dc.url.externa: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60233
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Labor
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