Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48988
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dc.creatorSamuel Aráujo Gomes da Silvapt_BR
dc.creatorRoberto Gonzalez Duartept_BR
dc.creatorJosé Márcio de Castropt_BR
dc.date.accessioned2023-01-19T12:59:40Z-
dc.date.available2023-01-19T12:59:40Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume51pt_BR
dc.citation.issue103pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage9pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/S1518-8787.201705100624pt_BR
dc.identifier.issn15188787pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48988-
dc.description.resumoOBJETIVO: Analisar a influência de quatro mecanismos de transferência de conhecimento (treinamentos, visitas técnicas, expatriação e procedimentos operacionais padrão) sobre as diferentes dimensões (potencial e realizada) da capacidade absortiva na cooperação técnica internacional. MÉTODOS: Examina-se o caso da implementação da Sociedade Moçambicana de Medicamentos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (aplicadas a 21 profissionais da Sociedade Moçambicana de Medicamentos, Farmanguinhos, Fiocruz e Itamaraty) e de documentos oficiais. Os dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, com uso do software NVivo. RESULTADOS: Os treinamentos e as visitas técnicas influenciaram diretamente a aquisição e, parcialmente, a assimilação do conhecimento. A expatriação contribuiu para a transformação desse conhecimento, por meio do desenvolvimento e refinamento das rotinas operacionais. Por fim, a definição dos procedimentos operacionais padrão permitiu que os técnicos moçambicanos fossem os atores da transformação do conhecimento adquirido e assimilado previamente e, ao mesmo tempo, criou as bases para uma futura exploração do conhecimento. CONCLUSÕES: Os treinamentos e as visitas técnicas influenciam, principalmente, a capacidade absortiva potencial, enquanto a expatriação e os procedimentos operacionais padrão impactam mais diretamente a capacidade absortiva realizada. DESCRITORES: Gestão do Conhecimento. Transferência de Tecnologia. Intercâmbio Educacional Internacional. Cooperação Internacional. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Saúde Públicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectTransferência de Tecnologiapt_BR
dc.subjectIntercâmbio Educacional Internacionalpt_BR
dc.subjectCapacitação de Recursos Humanos em Saúde.pt_BR
dc.subjectCooperação Internacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherTransferência do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherIntercambio educacionalpt_BR
dc.titleTransferência de conhecimento na cooperação internacional: o caso Farmanguinhos-SMMpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.scielo.br/pdf/rsp/v51/pt_0034-8910-rsp-S1518-87872017051006249.pdfpt_BR
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