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http://hdl.handle.net/1843/49016
Type: | Tese |
Title: | Estudo prospectivo e randomizado na comparação da eficácia de instrumentos didáticos de ensino na compreensão aos cuidados de saúde e adesão à terapia imunossupressora após o transplante hepático |
Authors: | Josely Santana do Amorim |
First Advisor: | Agnaldo Soares Lima |
Abstract: | O transplante de fígado ocasiona a necessidade do uso obrigatório e permanente do medicamento imunossupressor, com o intuito de preservar a funcionalidade e a sobrevida do enxerto e, consequentemente, a vida do paciente transplantado. Este estudo avaliou a adesão ao regime imunossupressor e o nível de compreensão às recomendações para saúde, comparando dois diferentes instrumentos de ensino no momento da alta hospitalar de pacientes submetidos a transplante hepático. Foi realizado ensaio clínico randomizado e prospectivo em dois centros transplantadores de fígado em Belo Horizonte, Minas Gerais. O total de 68 pacientes transplantados foi dividido em dois grupos com 34 pacientes cada: Grupo Controle (GC) e Grupo Intervenção (GI) que receberam ensino para saúde, por meio da ação educacional que empregou, respectivamente, recursos áudio e visual (GC) e recursos áudio, visual e tátil (GI). Foi constatada, nas características sociodemográficas e clínicas dos participantes, a predominância de homens, equivalente 46 (67,6%), e de 51 pessoas (75,0%) com diagnóstico de doença hepática parenquimatosa e/ou neoplásica. O nível de compreensão sobre as recomendações para saúde foi classificado como razoável em 77,9% dos pacientes, sendo 73,5% no GC e 82,3% no GI (p=0,399). No questionamento dos temas abordados, houve mais de 80,0% de acertos nos temas sobre alimentação, hidratação frequente, uso e função do imunossupressor. Entretanto, houve menos de 10,0% de acertos sobre higienização das mãos, contato com animais e aglomerações de pessoas. A utilização dos recursos áudio, visual e tátil ocasionou melhora na compreensão sobre o cuidado com a pele (p = 0,014).O estudo revelou que o sexo feminino foi menos aderente (p = 0,034) e os pacientes com diagnóstico de doença hepática parenquimatosa e neoplasia foram mais aderentes (p = 0,003).A avaliação da aderência ao tratamento pela escala BAASIS mostrou que 56 participantes (82,3%) foram aderentes ao regime medicamentoso. O GI apresentou 29 (85,3%) dos participantes aderentes, enquanto que no GC foram 27 (79,4%) (p = 0,525). A ação educativa implementada auxiliou no empoderamento do autocuidado em domicilio, e essa ação entrelaçou a compreensão e a satisfação desses pacientes, resultando na adesão ao regime terapêutico. Concluiu-se que o instrumento de ensino que associou os recursos áudio, visual e tátil na ação educativa favoreceu a melhoria da compreensão sobre as recomendações para saúde e a adesão ao regime medicamentoso de imunossupressão dos pacientes transplantados após alta hospitalar. |
Subject: | Adesão à Medicação Imunossupressores Educação em Saúde Transplante de Fígado |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49016 |
Issue Date: | 6-Aug-2020 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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