Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49098
Type: Artigo de Periódico
Title: Educação do campo e a construção de trajetórias de jovens rurais no Alto Jequitinhonha, MG
Other Titles: Rural education and the construction of trajectories of rural young people in Alto Jequitinhonha, MG
Authors: Warley Ferreira e Silva
Flávia Maria Galizoni
Abstract: O termo “juventude” traz consigo intensos debates sobre o que significa esse período da vida das pessoas, podendo ser uma faixa etária ou um conjunto de características sociais. Neste artigo, considerou-se jovens rurais como uma categoria social construída a partir de experiências diversas. Por isso, fez-se necessário compreender o contexto em que eles estão inseridos: trata-se, em sua maioria, de jovens agricultores familiares que têm papel decisivo na reprodução social e financeira da unidade familiar a que pertencem. A partir dessa realidade, a educação do campo tornou-se oportunidade de formação para jovens rurais ao desenvolver habilidades tanto no curso superior escolhido, quanto no trabalho na roça. Com o objetivo de investigar a relação entre a Educação do Campo e as possíveis trajetórias dos jovens rurais do Alto Jequitinhonha, organizou-se um estudo com estudantes e egressos da Escola Família Agrícola de Veredinha (EFAV), Vale do Jequitinhonha mineiro. A pesquisa de campo foi realizada a partir de abordagem quanti-qualitativa realizada em duas fases: pesquisa documental e entrevistas semi-orientadas. A amostra foi organizada pelo município de origem dos estudantes e egressos, contemplando os municípios com maior representatividade: Turmalina, Veredinha, Minas Novas, Capelinha e Chapada do Norte. As entrevistas revelaram uma forte relação entre as habilidades desenvolvidas na EFAV e as perspectivas profissionais dos estudantes: 75% dos entrevistados pretendem cursar faculdades na área de Ciências Agrárias, Veterinária ou Zootecnia; enquanto 81,25% dos egressos permaneceram no Alto Jequitinhonha, embora as atividades profissionais sejam diversas. A formação em técnico em agropecuária, fornecida pela EFAV, fortaleceu um sentimento de pertença, desejo de continuar no campo e desenvolver atividades agrícolas, porém com uma formação que vai além da técnica e que permite o desenvolvimento de habilidades diversas.
Abstract: The term “youth” bringswith it intense debates about what this period of people's lives means, which can be an age group or a set of social characteristics. In this article,rural youths were considered as a social category built from diverse experiences. Therefore, it was necessary to understand the context in which they are inserted: most of them are young family farmers who play a decisive role in the social and financial reproduction of the family unit to which they belong. Based on this reality, rural education became an opportunity for training for rural youths by developing skills both in the chosen higher education course and in the field work.In order to investigate the relationship between Rural Education and the possible trajectories of rural youth in Alto Jequitinhonha, a study was organized with students and graduates of the Escola Família Agrícola de Veredinha (EFAV), Vale do Jequitinhonha Mineiro. Thefield research was carried out using a quantitative and qualitative approach carried out in two phases: documentaryresearch and semi-oriented interviews. The sample was organized by the municipality of origin of the students and alumni, covering the municipalities with the greatest representation: Tourmaline, Veredinha, Minas Novas, Capelinha and Chapada do Norte. Theinterviews revealed a strong relationship between the skills developed at EFAV and the students' professional perspectives: 75% of the interviewees intend to attend colleges in the area of Agricultural Sciences, Veterinary or Animal Science; while 81.25% of graduates remained in Alto Jequitinhonha, although professional activities are diverse. Training in agricultural technicians, provided by EFAV, strengthened a sense of belonging, a desire to continue in the field and develop agricultural activities, butwith training that goes beyond technique and allows the development of diverse skills.
Subject: Sociologia rural
Juventude rural
Educação rural
Agricultura familiar
Escolas agrícolas
Ensino agrícola
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49098
Issue Date: 28-Jul-2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1267
metadata.dc.relation.ispartof: ReDiPE
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.