Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49122
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFabiano de Souza Fonsecapt_BR
dc.creatorLucas Savassi Figueiredopt_BR
dc.creatorHerbert Ugrinowitschpt_BR
dc.creatorRodolfo Novellino Bendapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-25T12:01:41Z-
dc.date.available2023-01-25T12:01:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issueS1pt_BR
dc.citation.spage46pt_BR
dc.citation.epage54pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.6063/motricidade.14610pt_BR
dc.identifier.issn2182-2972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49122-
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate how the distribution of knowledge of results (KR) in a relative moderate frequency (50%) affects motor learning. Thirty undergraduatesaged 18 to 30 years (M = 22.75, SD= 2.69) were assigned to one of three experimental groups with different KR conditions: accumulated in beginning group (BG), uniform distribution group (UG) and faded distribution group (FG). The task consisted in transporting 3 tennis balls in a pre-established sequence with target time of 3000 ms. Participants performed 30 trials in acquisition phase and 10 trials in a retention test. The mean of absolute error of FG [M= 73.2 ms ± 25.3] was significantly smaller than those of UG [M= 114.1 ms ± 24.1, p = 0.03, ηp2 = 0.5] and BG [M= 164.5 ms ± 45.7, p = 0.009, ηp2 = 0.5] during retentiontest. FG also showed smaller constant error [M= 44.8 ms ± 49.6] compared to BG [M= 133.5 ms ± 72.6, p = 0.001, ηp2 = 0.25]. In addition, the mean of absolute error of UG [M= 114.1 ms ± 24.1] was smaller than thatof BG [M= 164.5 ms ± 45.7, p = 0.001, ηp2 = 0.5]. These results suggest that motor learning is not only determined by the moderate relative frequency of KR, but also by its distribution during practice. Providing KR with fading distribution seems to provide greater benefits to motor learning.pt_BR
dc.description.resumoO propósito deste estudo foi investigar como a forma de distribuição do conhecimento de resultados (CR) em uma frequência relativa moderada (50%) afeta a aprendizagem motora. Trinta universitários com idade entre 18 a 30 anos (M = 22.75, DP= 2.69) foram organizados em três grupos experimentais com diferentes condições de fornecimento de CR: grupo acumulado no início (GI), grupo distribuição uniforme (GU) e grupo distribuição decrescente (GD). A tarefa consistiu em transportar 3 bolas de tênis em umasequência pré-estabelecida com tempo alvo de 3000 ms. Os participantes executaram30 tentativas na fase de aquisição e 10 tentativas no teste de retenção. A média do erro absoluto do GD [M= 73.2 ms ± 25.3] foi significativamente menor comparada ao GU [M= 114.1 ms ± 24.1, p = 0.03, ηp2 = 0.5] e GI [M= 164.5 ms ± 45.7, p = 0.009, ηp2 = 0.5] no teste de retenção. O GD também demonstrou menor erro constante [M= 44.8 ms ± 49.6] comparado ao GI [M= 133.5 ms ± 72.6, p = 0.001, ηp2 = 0.25]. E ainda, a média do erro absoluto do GU [M= 114.1 ms ± 24.1] foi menor que o GI [M= 164.5 ms ± 45.7, p = 0.001, ηp2 = 0.5]. Esses resultados sugerem que a aprendizagem motora não é determinada somente pela frequência relativa de CR, mas também pela forma de distribuição do CR durante a prática. O fornecimento de CR com distribuição decrescente parece proporcionar maiores benefícios à aprendizagem motora.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofMotricidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimento de resultadospt_BR
dc.subjectCR decrescentept_BR
dc.subjectFeedback extrínsecopt_BR
dc.subjectHabilidades motoraspt_BR
dc.subject.otherCapacidade motorapt_BR
dc.subject.otherAprendizagem motorapt_BR
dc.subject.otherDesempenho psicomotorpt_BR
dc.titleEfeitos da distribuição do conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoraspt_BR
dc.title.alternativeEffects of the distribution of knowledge of results (KR) in motor skills acquisitionpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/14610/12552pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9461-8797pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5853-4978pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0317-1940pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9785-8323pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeitos da distribuição do conhecimento de resultados (CR).pdf297.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.