Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49140
Type: Monografia (especialização)
Title: Método de dispensação de medicamentos no centro de saúde de Belo Horizonte
Other Titles: Drug dispensing method in the Belo Horizonte health center
Authors: Thais Eulália dos Reis
First Advisor: Terezinha de Fatima Carvalho de Souza
First Referee: Jorge Tadeu de Ramos Neves
Abstract: Este trabalho apresenta o método alternativo de dispensação de medicamentos em um centro de saúde de Belo Horizonte como estratégia de humanização e da gestão de qualidade e informação do Sistema Único de Saúde - SUS. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou o método de investigação bibliográfica, documental e de campo. Apresenta o resultado das entrevistadas com uma amostra de 14 técnicos de enfermagem que utilizam o referido método, após a revisão de literatura sobre o que os autores ressaltam sobre humanização e gestão de qualidade e informação, bem como a atividade de dispensação. Os resultados das entrevistas e as observações realizadas possibilitam concluir a estratégia da gestão de qualidade e da informação, da humanização na instituição atendendo às Diretrizes da Política de Desenvolvimento do Trabalhador do SUS, a qualidade da atenção à saúde com domínio de tecnologias e de produção de conhecimento para uma sociedade mais justa, equilibrada e saudável. A criatividade da autora em dividir o Kit doado em quatro partes que sinalizam o horário do dia que o paciente deve tomar o medicamento; a utilização dos desenhos para identificar esses horários, bem como a influência das tarefas internas da farmácia e externas da equipe do PSF que determinam uma administração participativa e humanizada.
Abstract: This paper presents the alternative method of dispensing drugs in a Belo Horizonte health center as humanization strategy and quality of management and information of the Unified Health System - SUS. It is a descriptive research that used the literature search method, documentary and field. Presents the results of the interviewees with a sample of 14 nursing technicians using the above method, after the literature review on which the authors point out on humanization and quality management and reporting as well as the dispensing activity. The results of the interviews and observations enable complete quality management strategy and information, humanization in the institution meeting the guidelines of SUS Labor Development Policy, a health care quality with technology domain and production knowledge to a more just, balanced and healthy society. The creativity of the author to divide the Kit donated into four parts that indicate the time of day that the patient should take the medicine; the use of the drawings to identify these times as well as the influence of internal and external tasks of pharmacy of FHP team that determine a participatory and humane administration.
Subject: Gestão da qualidade total - assistência farmacêutica
Serviços de saúde pública - Belo Horizonte (MG)
Organização da informação
Gestão do conhecimento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Informação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49140
Issue Date: 6-Aug-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

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