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http://hdl.handle.net/1843/49175
Tipo: | Tese |
Título: | O violino solo na música contemporânea para além da partitura: a ética na relação compositor-intérprete |
Título(s) alternativo(s): | The solo violin in contemporary music beyond the score: ethics in the composer-performer relationship |
Autor(es): | Ayran Nicodemo Oliveira |
primer Tutor: | Carlos Aleixo dos Reis |
primer Co-tutor: | Paulo Gustavo Bosisio |
primer miembro del tribunal : | Edson Queiroz de Andrade |
Segundo miembro del tribunal: | Jésse Máximo Pereira |
Tercer miembro del tribunal: | Eliane Maria de Abreu |
Cuarto miembro del tribunal: | Adonhiran Bernard de Almeida Reis |
Resumen: | A prática da performance nos convida à complexidade. Interpretá-la é assumir uma condição existencial diante da música. A relação do compositor com o intérprete é um dos aspectos dessa complexidade e, quando se trata da música contemporânea na qual o compositor esteja presente em vida, podemos investigar aspectos dinâmicos dessa interação, possibilitados pelo encontro de ambos. Inicialmente, será apresentado um contexto histórico do gênero violino solo, o qual foi escolhido para a investigação, no intuito de caracterizar este tipo de formação nos diversos períodos da história da música e nas obras de compositores brasileiros. Em seguida, a partir das características da relação compositor-intérprete indicadas por Brandino em sua Dissertação (2012), proponho abordar esta relação através de um ponto de vista existencial-fenomenológico, que lança uma questão ética no encontro entre ambos, tendo o contexto histórico como um dos constituintes existênciais da relação compositor-intérprete. Essa abordagem permite ampliar a pesquisa e a prática da Performance através de fundamentos da filosofia existencial e do método fenomenológico. Para isso, utilizaremos o método qualitativo proposto pelo filósofo Merleau-Ponty. O objetivo é olhar para o fenômeno da construção de um repertório inédito para violino solo de maneira que possibilite aos dois artistas tornar ético este encontro, posteriormente indicando nas considerações finais quais habilidades podem ser estimuladas e desenvolvidas durante o aprendizado desses profissionais para que, a cada encontro, a dimensão humana e social da criação artística seja inaugurada, enfatizando a necessidade de compreender que ambos existem no mundo. O ser ontológico, segundo o filósofo Martin Heidegger, é aquele que existe no mundo, sua essência é na verdade a sua existência. Daí que, ser-aí (Dasein) é uma faculdade do ente que é ontológico, que dá sentido à sua vida e aos fenômenos que vivencia. |
Abstract: | The practice of Performance invites us to complexity. To interpret it is to assume an existential condition regarding music. The composer's relationship with the performer is one of the aspects of this complexity and, when it comes to contemporary music in which the composer is present in life, we can investigate dynamic aspects of this interaction, made possible by the meeting of both. Initially, a historical context of the solo violin genre will be presented, which was chosen for the investigation, in order to characterize this type of formation in the different periods of music history and in the works of Brazilian composers. Then, based on the characteristics of the composer-performer relationship indicated by Brandino in his Dissertação (2012), I propose to approach this relationship through an existential-phenomenological point of view, which raises an ethical question in the encounter between both, having the historical context as one of the existential constituents of the composer-performer relationship. This approach allows expanding the research and practice of Performance through the foundations of existential philosophy and phenomenological method. In order to do that, we will use the qualitative method proposed by the philosopher Merleau-Ponty. The objective is to look at the phenomenon of the construction of an unprecedented solo repertoire in a way that allows the two artists to make this meeting ethic, later indicating in the final considerations which skills can be stimulated and developed during the learning of these professionals so that, at each meeting , the human and social dimension of artistic creation is inaugurated, emphasizing the need to understand that both exist in the world. The ontological being, according to the philosopher Martin Heidegger, is the one that exists in the world, its essence is actually its existence. Hence, being-there (Dasein) is a faculty of the entity that is ontological, that gives meaning to its life and to the phenomena it experiences. |
Asunto: | Violino Performance musical Música - Execução Prática interpretativa - Música Fenomenologia existencial |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49175 |
Fecha del documento: | 17-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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