Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49215
Type: | Tese |
Title: | Diferenças individuais do comportamento de bullying em contexto escolar |
Authors: | Marco Antônio Silva Alvarenga |
First Advisor: | Carmen Elvira Flores-Mendoza |
Abstract: | A presente pesquisa teve como propósito estudar as diferenças individuais do comportamento de bullying em contexto escolar. O objetivo deste estudo consistiu-se em compreender quais são as dimensões presentes no bullying e quais variáveis individuais se relacionam a elas. São várias as formas de observar o comportamento de bullying, mas a literatura sugere que escalas de observação ou heterorrelato são mais úteis para esta finalidade, uma vez que minimizam o efeito da desejabilidade social. Nesse sentido, foi desenvolvido um checklist de observação para professores com 20 itens sensíveis a identificar a prática do bullying em contexto escolar, qual seja o Checklist de Avaliação de Comportamento de Bullying para Professores em Ambiente Escolar (CABE). A amostra da pesquisa foi composta por estudantes do ensino fundamental do Centro Pedagógico (CP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre as idades de 11 e 18 anos, totalizando 248, sendo 131 sujeitos do sexo masculino (52,8%) e 117 do feminino (47,2%), com idades entre 11 e 18 anos (Me=13,04, dp=1,157) e com prevalência de alunos nas classes B e C. O CABE mostrou
ser um instrumento válido para mensurar o comportamento de bullying uma vez que as análises psicométricas evidenciam o constructo com mais de 50% de sua variância explicada. Os resultados desta pesquisa apontam que o comportamento de bullying
apresenta relação com a idade e o sexo dos estudantes, correlaciona-se positivamente com neuroticismo em meninas e com habilidades cognitivas verbais em ambos os sexos. Dessa forma, o CABE mostrou-se uma importante ferramenta para estudar as diferenças individuais do comportamento de bullying em ambiente escolar. A presente pesquisa teve como propósito estudar as diferenças individuais do comportamento de bullying em contexto escolar. O objetivo deste estudo consistiu-se em compreender quais são as dimensões presentes no bullying e quais variáveis individuais se relacionam a elas. São várias as formas de observar o comportamento de bullying, mas a literatura sugere que escalas de observação ou heterorrelato são mais úteis para esta finalidade, uma vez que minimizam o efeito da desejabilidade social. Nesse sentido, foi desenvolvido um checklist de observação para professores com 20 itens sensíveis a identificar a prática do bullying em contexto escolar, qual seja o Checklist de Avaliação de Comportamento de Bullying para Professores em Ambiente Escolar (CABE). A amostra da pesquisa foi composta por estudantes do ensino fundamental do Centro Pedagógico (CP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre as idades de 11 e 18 anos, totalizando 248, sendo 131 sujeitos do sexo masculino (52,8%) e 117 do feminino (47,2%), com idades entre 11 e 18 anos (Me=13,04, dp=1,157) e com prevalência de alunos nas classes B e C. O CABE mostrou ser um instrumento válido para mensurar o comportamento de bullying uma vez que as análises psicométricas evidenciam o constructo com mais de 50% de sua variância explicada. Os resultados desta pesquisa apontam que o comportamento de bullying apresenta relação com a idade e o sexo dos estudantes, correlaciona-se positivamente com neuroticismo em meninas e com habilidades cognitivas verbais em ambos os sexos. Dessa forma, o CABE mostrou-se uma importante ferramenta para estudar as diferenças individuais do comportamento de bullying em ambiente escolar. |
Abstract: | This research intent aims to study the individual differences of bullying behavior in schools. The objective of this study was on understanding what are the dimensions present in bullying behavior and individual variables those relate to them. There are
several ways to observe the bullying conducts, but the literature suggests that scales of observation are more useful for this purpose, since it minimizes the effect of social desirability. Accordingly, it was developed a checklist for teachers recognize as CABE
with 20 sensitive observation items to identify bullying in schools. The study sample consisted of students from Centro Pedagógico (CP), Universidade Federal of Minas Gerais (UFMG), between ages of 11 and 18 years of elementary school, numbering 248,
and 131 male subjects (52.8%) and 117 females (47.2%), aged between 11 and 18 (Me = 13.04, SD = 1.157) and prevalence of students in B and C social stratification. The CABE has proved to be a valid instrument to measure bullying behavior as the
psychometric analyzes show evidence of the construct, with more than 50% of its variance explained. These results indicate that bullying behavior is correlated with age and sex of students, is positively correlated with neuroticism in girls and verbal
cognitive abilities in both sexes. Thus, the CABE proved to be an important tool to study the individual differences of the bullying behavior in the school environment. This research intent aims to study the individual differences of bullying behavior in schools. The objective of this study was on understanding what are the dimensions present in bullying behavior and individual variables those relate to them. There are several ways to observe the bullying conducts, but the literature suggests that scales of observation are more useful for this purpose, since it minimizes the effect of social desirability. Accordingly, it was developed a checklist for teachers recognize as CABE with 20 sensitive observation items to identify bullying in schools. The study sample consisted of students from Centro Pedagógico (CP), Universidade Federal of Minas Gerais (UFMG), between ages of 11 and 18 years of elementary school, numbering 248, and 131 male subjects (52.8%) and 117 females (47.2%), aged between 11 and 18 (Me = 13.04, SD = 1.157) and prevalence of students in B and C social stratification. The CABE has proved to be a valid instrument to measure bullying behavior as the psychometric analyzes show evidence of the construct, with more than 50% of its variance explained. These results indicate that bullying behavior is correlated with age and sex of students, is positively correlated with neuroticism in girls and verbal cognitive abilities in both sexes. Thus, the CABE proved to be an important tool to study the individual differences of the bullying behavior in the school environment. |
Subject: | Psicologia - Teses Psicologia - Teses Diferenças individuais em crianças - Teses Diferenças individuais em crianças - Teses Bullying - Teses Bullying - Teses |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49215 |
Issue Date: | 3-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.