Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49241
Type: Tese
Title: Três encenações da vida comum no cinema brasileiro contemporâneo
Authors: Fernanda Ribeiro de Salvo
First Advisor: César Geraldo Guimarães
Abstract: Nesta pesquisa investigamos as formas de aparição da singularidade dos sujeitos filmados em três produções do cinema brasileiro recente: Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010), O Céu sobre os Ombros (Sérgio Borges, 2010) e Transeunte (Eryk Rocha, 2010). Ao eleger cenários desprivilegiados da cidade (como o subúrbio, a favela e a periferia), tomando o cotidiano como ponto de vista, os filmes revelaram hábitos, gestos, afetos e modos de compartilhamento dos sujeitos da cena, cifrando suas potências de vida. Com esta visada, os filmes revestiram a vida sem qualidades de forte interesse estético, tornando-se importantes lugares de investigação sobre os modos de inscrição da alteridade no cinema brasileiro recente. Compreender como cada filme empregou procedimentos estilísticos para figurar o mundo vivido do qual se aproximou, articulando temporalidade, espaço e personagens, foi o objetivo que nos guiou. Analisamos as três mise-en-scènes, indagando sobre os componentes da escritura dos filmes que, ao se aproximarem do mundo real e histórico, transformam-no em matéria sensível e visível, oferecida ao espectador. O liame criado diferentemente pelas três narrativas entre os corpos, as falas e os lugares - inscritos numa duração - nos colocou diante de encenações distintas da vida comum.
Abstract: In this research we have investigated the forms of appearance of the singularity of the subjects filmed in three recent Brazilian cinema productions: Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010), O Céu sobre os Ombros (Sérgio Borges, 2010) and Transeunte (Eryk Rocha, 2010). When they elect unpreiviledged scenec of the city (such as slums, projects and the outskirts of town) and take everyday life as a viewpoint, these movies reveal habits, gestures, affections and means of sharing of the subjects in the scene, encrypting their life potencies. With this outlook the films have painted life without qualities in a strong aestethic interest, and have become important locations for investigating ways of inscribing distinctness in the current Brazilian cinema. The goal that has guided us was to understand how each movie employed stylistic procedures to depict the portrayed world which they approached, articulating temporality, space and characters. We have analyzed the three mise-en-scènes and inquired on the components of the writing of the movies which, upon coming close to the real and hystoric world, have changed it into sensible, visible matter, offered to the spectator. The link created differently by the three narratives between the bodies, the lines and the places – inscribed into a duration – has put us before different actings of common life.
Subject: Comunicação - Teses
Comunicação de massas - Teses
Cinema brasileiro - Teses
Avenida Brasilia Formosa (Filme)
O céu sobre os ombros (Filme)
Transeunte (Filme)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49241
Issue Date: 3-Jun-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese versão final para fazer capa dura (1).pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.