Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/49282
Tipo: | Dissertação |
Título: | Docência e saberes periféricos na Educação de Jovens e Adultos: contribuições da cultura popular belorizontina na construção de uma educação como prática de liberdade |
Autor(es): | Luíza Rabelo Parreira |
primer Tutor: | Heli Sabino de Oliveira |
primer Co-tutor: | Nayara Silva de Carie |
primer miembro del tribunal : | Pablo Luiz de Oliveira Lima |
Segundo miembro del tribunal: | Ana Paula Giavara |
Resumen: | O objetivo central de investigação nesta dissertação é analisar três projetos pedagógicos realizados em áreas degradadas e estigmatizadas de Belo Horizonte, tendo como foco a tentativa de compreensão de quais ferramentas pedagógicas foram utilizadas/desenvolvidas por professores nessas experiências e suas possíveis contribuições para uma prática docente na Educação de Jovens e Adultos que tenha como referência o território educativo, os sujeitos da periferia e o direito à cidade. Os trabalhos foram realizados nas Escolas Municipal Herbert José de Souza, localizada no Bairro Novo Aarão Reis, na Escola Municipal Jardim Felicidade, localizada no bairro de mesmo nome e Escola Municipal Anne Frank, localizada no Bairro Confisco. Os professores Márcio Lima, Saint Clair Marques e Moacir Fagundes registraram tais projetos pedagógicos em um livro da coleção “Lendo Mundo, Lendo Palavras” chamado de Caderno Pedagógico “EJA e Cidade: Direito à Memória”, que foi uma das fontes dessa pesquisa. A partir da análise dos três projetos podemos conhecer melhor as estratégias educativas de práticas pedagógicas que reconhecem os saberes das classes subalternizadas e os utiliza como ponto de partida para criar condições para um processo educativo contra hegemônico, libertador e transformador, na perspectiva da educação popular. Para tanto, os resultados da pesquisa apontam que é imprescindível conhecer a história local de onde se trabalha. |
Asunto: | Educação Educação de adultos Educação de adultos - Belo Horizonte (MG) História local - Estudo e ensino Cidades e vilas - História - Estudo e ensino Belo Horizonte (MG) - Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49282 |
Fecha del documento: | 31-mar-2022 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação LRP final (1).pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.