Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49282
Tipo: Dissertação
Título: Docência e saberes periféricos na Educação de Jovens e Adultos: contribuições da cultura popular belorizontina na construção de uma educação como prática de liberdade
Autor(es): Luíza Rabelo Parreira
primer Tutor: Heli Sabino de Oliveira
primer Co-tutor: Nayara Silva de Carie
primer miembro del tribunal : Pablo Luiz de Oliveira Lima
Segundo miembro del tribunal: Ana Paula Giavara
Resumen: O objetivo central de investigação nesta dissertação é analisar três projetos pedagógicos realizados em áreas degradadas e estigmatizadas de Belo Horizonte, tendo como foco a tentativa de compreensão de quais ferramentas pedagógicas foram utilizadas/desenvolvidas por professores nessas experiências e suas possíveis contribuições para uma prática docente na Educação de Jovens e Adultos que tenha como referência o território educativo, os sujeitos da periferia e o direito à cidade. Os trabalhos foram realizados nas Escolas Municipal Herbert José de Souza, localizada no Bairro Novo Aarão Reis, na Escola Municipal Jardim Felicidade, localizada no bairro de mesmo nome e Escola Municipal Anne Frank, localizada no Bairro Confisco. Os professores Márcio Lima, Saint Clair Marques e Moacir Fagundes registraram tais projetos pedagógicos em um livro da coleção “Lendo Mundo, Lendo Palavras” chamado de Caderno Pedagógico “EJA e Cidade: Direito à Memória”, que foi uma das fontes dessa pesquisa. A partir da análise dos três projetos podemos conhecer melhor as estratégias educativas de práticas pedagógicas que reconhecem os saberes das classes subalternizadas e os utiliza como ponto de partida para criar condições para um processo educativo contra hegemônico, libertador e transformador, na perspectiva da educação popular. Para tanto, os resultados da pesquisa apontam que é imprescindível conhecer a história local de onde se trabalha.
Asunto: Educação
Educação de adultos
Educação de adultos - Belo Horizonte (MG)
História local - Estudo e ensino
Cidades e vilas - História - Estudo e ensino
Belo Horizonte (MG) - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49282
Fecha del documento: 31-mar-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação LRP final (1).pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.