Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nair Aparecida Rodrigues Pirespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1875747121165449pt_BR
dc.creatorNirlene da Consolação Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1437775046841333pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-31T15:24:22Z-
dc.date.available2023-01-31T15:24:22Z-
dc.date.issued2022-11-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49294-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou compreender a relação entre o planejamento da aula e a prática de ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram coletados no momento de retorno presencial às aulas durante a pandemia da Covid-19. Utilizou-se entrevista semiestruturada, análise de documentos de planejamento e observação não participante da aula de uma professora atuante no 6º ano do ensino fundamental, de uma escola pública, na disciplina Língua Portuguesa. Para uma análise didática sobre planejamento, buscou-se referências na obra de Gauthier et al. (2013) e Gauthier, Bissonnette e Richard (2014), no que se refere às estratégias de planejamento e da prática de ensino nas funções de gestão dos aprendizados e gestão da classe. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo com base em Bardin (2016). Como principais conclusões assinala-se que, no contexto pesquisado, o livro didático é o guia do planejamento das aulas, orientado basicamente para o conteúdo da disciplina, distribuído em etapas do ano letivo. A avaliação diagnóstica e o sequenciamento ano a ano são pontos ausentes no planejamento, resultando num planejamento estanque e descontextualizado. Comportamentos, valores, atitudes e organização são tratados com base na experiência e na intuição docentes, no momento da demanda, sem planejamento. As condições de trabalho do professor obstam a construção do planejamento como instrumento didático e político.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectPlanejamento de ensinopt_BR
dc.subjectGestão da classept_BR
dc.subjectGestão dos aprendizadospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.otherPlano de aulapt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherDidáticapt_BR
dc.subject.otherPrática docentept_BR
dc.subject.otherEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.titleRelações entre o planejamento da aula e a prática de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Nirlene C Oliveira 22.12.2022.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.