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http://hdl.handle.net/1843/49294
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Nair Aparecida Rodrigues Pires | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1875747121165449 | pt_BR |
dc.creator | Nirlene da Consolação Oliveira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1437775046841333 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T15:24:22Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T15:24:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49294 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou compreender a relação entre o planejamento da aula e a prática de ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram coletados no momento de retorno presencial às aulas durante a pandemia da Covid-19. Utilizou-se entrevista semiestruturada, análise de documentos de planejamento e observação não participante da aula de uma professora atuante no 6º ano do ensino fundamental, de uma escola pública, na disciplina Língua Portuguesa. Para uma análise didática sobre planejamento, buscou-se referências na obra de Gauthier et al. (2013) e Gauthier, Bissonnette e Richard (2014), no que se refere às estratégias de planejamento e da prática de ensino nas funções de gestão dos aprendizados e gestão da classe. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo com base em Bardin (2016). Como principais conclusões assinala-se que, no contexto pesquisado, o livro didático é o guia do planejamento das aulas, orientado basicamente para o conteúdo da disciplina, distribuído em etapas do ano letivo. A avaliação diagnóstica e o sequenciamento ano a ano são pontos ausentes no planejamento, resultando num planejamento estanque e descontextualizado. Comportamentos, valores, atitudes e organização são tratados com base na experiência e na intuição docentes, no momento da demanda, sem planejamento. As condições de trabalho do professor obstam a construção do planejamento como instrumento didático e político. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Planejamento de ensino | pt_BR |
dc.subject | Gestão da classe | pt_BR |
dc.subject | Gestão dos aprendizados | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Plano de aula | pt_BR |
dc.subject.other | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Didática | pt_BR |
dc.subject.other | Prática docente | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Relações entre o planejamento da aula e a prática de ensino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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Dissertação Nirlene C Oliveira 22.12.2022.pdf | 1.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
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