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http://hdl.handle.net/1843/49295
Tipo: | Dissertação |
Título: | A arte, a diferença, o diferente e a inclusão |
Autor(es): | Joelma Hemenegilda Sena |
primer Tutor: | Libéria Rodrigues Neves |
primer Co-tutor: | Daniele de Sá Alves |
primer miembro del tribunal : | Rosvita Kolb Bernardes |
Segundo miembro del tribunal: | Sirleine Brandão de Souza |
Tercer miembro del tribunal: | Jardel Sander da Silva |
Resumen: | Esta Pesquisa Educacional Baseada em Arte buscou investigar as potenciais contribuições dos encontros e das práticas artísticas para a inclusão a partir da perspectiva de dezessete sujeitos que participaram de oficinas do projeto de Extensão Arte e Diferença – oriundo de uma parceria entre a Escola de Belas Artes e a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Adjacente a isso, buscou também refletir sobre a arte como experiência; entender como os encontros consigo e com outro favorecem o processo criativo; e identificar potencialidades e limitações do encontro com a diferença no coletivo. A metodologia utilizada foi a A/r/tografia lançando mão de narrativas, imagens, memórias e metáforas gastronômicas relacionando sabor ao saber. Nesta pesquisa foi possível descobrir que os encontros mediados pelas práticas artísticas afetaram os participantes do projeto e permitiram que eles se sentissem incluídos já que a prática do improviso os convidou a silenciar, a observar e escutar o outro e, quando isso está posto, a inclusão se faz presente porque se reconhece a humanidade do outro. Ademais, foi possível perceber que as oficinas propostas pelo Arte e Diferença são capazes de promover mudanças culturais por meio de práticas artísticas. As mudanças residem na formação de profissionais mais sensíveis e com potencial para multiplicar o aprendizado afetando tantas outras pessoas; na oferta de um espaço coletivo de experiência artística onde não há julgamentos e tudo é visto como possibilidade; na promoção do encontro com o outro mediado pela arte que leva à criação por meio do improviso e; consequentemente, à inclusão. Entendendo como os encontros e as práticas artísticas afetavam os participantes, isso que chamei de efeito coloide, me propus a esboçar um conceito de inclusão a partir da arte. Com os achados desta pesquisa não pretendi uma generalização, já que trata-se de um grupo muito específico de pessoas e cada grupo tem sua singularidade. Espero que, de alguma forma, esta pesquisa possa auxiliar no fomento dos debates sobre o tema para promoção de melhorias, tanto nas práticas educativas, quanto nas políticas educacionais e sociais. |
Abstract: | This Art-Based Educational Research sought to investigate the potential contributions of meetings and artistic practices for inclusion from the perspective of seventeen subjects who participated in workshops of the Extension Art and Difference project – arising from a partnership between the School of Fine Arts and the Faculty of Education of the Federal University of Minas Gerais. Adjacent to this, it also sought to reflect on art as an experience; understand how encounters with oneself and with others favor the creative process; and identify potentialities and limitations of the encounter with the difference in the collective. The methodology used was A/r/tography making use of narratives, images, memories and gastronomic metaphors relating flavor to knowledge. In this research, it was possible to discover that the encounters mediated by artistic practices affected the project participants and allowed them to feel included since the practice of improvisation invited them to silence, to observe and listen to the other and, when that is said, inclusion it is present because the humanity of the other is recognized. Furthermore, it was possible to perceive that the workshops proposed by Arte e Diferença are capable of promoting cultural changes through artistic practices. The changes lie in training more sensitive professionals with the potential to multiply learning, affecting so many other people; in offering a collective space for artistic experience where there are no judgments and everything is seen as a possibility; in the promotion of the encounter with the other mediated by art that leads to creation through improvisation and; consequently, to inclusion. Understanding how the encounters and artistic practices affected the participants, what I called the colloid effect, I set out to outline a concept of inclusion based on art. With the findings of this research, I did not intend to generalize, since this is a very specific group of people and each group has its uniqueness. I hope that, in some way, this research can help to promote debates on the subject to promote improvements, both in educational practices and in educational and social policies. |
Asunto: | Educação Arte - Aspectos sociais Arte - Estudo e ensino Inclusão em educação Arte e educação Arte na educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Restrito |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49295 |
Fecha del documento: | 15-dic-2022 |
Término del Embargo: | 15-dic-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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