Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49316
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcus Abílio Gomes Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2389315942867641pt_BR
dc.contributor.referee1Bruno Pinheiro Wanderly Reispt_BR
dc.contributor.referee2Tiago José Ferreira Lapa da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Emerson Urizzi Cervipt_BR
dc.contributor.referee4Nara de Carvalho Pavãopt_BR
dc.contributor.referee5Lucio Remuzat Rennó Juniorpt_BR
dc.creatorJaqueline Resmini Hansenpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5517277394325044pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-31T21:36:36Z-
dc.date.available2023-01-31T21:36:36Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49316-
dc.description.abstractThis research aims to describe and explore the relationship between digital, political and social inequalities through the analysis of the Brazilian case. Starts from the notion of social inequalities as categorical inequalities of social position that lead to the reproduction of advantages in other categories, such as digital and political. This framework allows us to focus on the connection between digital and political inequalities and to explore their relationship. From the political behavioral field, the Civic Volunteerism Model is mobilized to define political inequalities as differences in political participation, and to maintain that they suffer a determination of social inequalities. To bring digital inequalities into debate, the online environment is framed within the dimension of opportunities as a space centered on writing and communication among many. Thus, from the field of internet studies, Theory of Resources and Appropriations is mobilized to define that digital inequalities are expressed at three levels and are determined by social inequalities. The Corresponding Fields Model is used to argue that online environment provides a field corresponding to the spaces of offline opportunities, that enable the development of useful skills for political participation. Finally, the socio-technical studies approach is mobilized to show that architecture of web platforms acts in relation to categorical inequalities through technical constraints, capable of perpetuating individuals in advantageous positions in society. These theoretical approaches support a descriptive research design that explores the relationship between digital and political inequalities, considering the inclusion of the internet as the first level of digital inequalities and the skills and uses of the online environment as the second level. The first relation is described through a dependency key through a Moderation Analysis through Logistic Regression. The second is explored in a key of interdependence and a Multiple Correspondence Analysis was used to describe the distinction between groups. This analyzes indicated that relations between categorical inequalities have a tendency to amplify and reproduce social inequalities. Therefore, the main contribution that the description of relations between categorical inequalities shows is that although the online environment has a civic potential to provide experiences that exercise skills necessary for political participation, this system of opportunities is constrained by social and technical aspects that act to support the process of reproducing advantageous positionspt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo descrever e explorar as relações entre desigualdades digitais, políticas e sociais, através da análise do caso brasileiro, em função de suas amplas desigualdades. Parte-se da noção de desigualdades sociais enquanto desigualdades categóricas de posição social, que levam à reprodução de vantagens em outras categorias, como as digitais e políticas. Tal enquadramento permite centrar o olhar nas relações entre desigualdades digitais e políticas, e também explorar o relacionamento delas. Do campo comportamental é mobilizado o Modelo do Voluntarismo Cívico para definir desigualdades políticas como diferenças na participação política e sustentar que elas sofrem uma relação de determinação das desigualdades sociais. Para trazer as desigualdades digitais para o debate do ambiente online, este é enquadrado dentro da dimensão de oportunidades, por ser um espaço centrado na escrita e na comunicação entre muitos. Assim, do campo dos estudos de internet, a Teoria dos Recursos e Apropriações é mobilizada para elucidar que as desigualdades digitais se expressam em três níveis e são determinadas por desigualdades sociais. Já o Modelo dos Campos Correspondentes é utilizado para argumentar que o ambiente online propicia um campo correspondente aos espaços de oportunidades off-line, os quais possibilitam o desenvolvimento de habilidades úteis à participação política. Por fim, a abordagem dos estudos sociotécnicos é mobilizada para mostrar que a arquitetura de plataformas da web atua na relação entre desigualdades categóricas, através de constrangimentos técnicos capazes de perpetuar indivíduos em posições de vantagem na sociedade. Estas abordagens teóricas fundamentam um desenho de pesquisa descritivo, que explora a relação entre desigualdades digitais e políticas, considerando a inclusão à internet como o primeiro nível das desigualdades digitais e as habilidades e usos do ambiente online como o segundo nível. A primeira relação é descrita através de uma chave de dependência, por meio de uma Análise de Moderação, através da Regressão Logística. Já a segunda é explorada numa chave de interdependência, e utilizou-se de uma Análise de Correspondência Múltipla para descrever a distinção dos grupos. As análises indicaram que as relações entre as desigualdades categóricas apresentam uma tendência de amplificação e reprodução das desigualdades sociais. Portanto, a principal contribuição que a descrição das relações entre desigualdades categóricas evidencia é que, apesar do ambiente online possuir um potencial cívico de propiciar experiências que exercitam habilidades necessárias à participação política, esse sistema de oportunidades é constrangido por aspectos sociais e técnicos que atuam respaldando o processo de reprodução das posições de vantagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesigualdades políticaspt_BR
dc.subjectDesigualdades digitaispt_BR
dc.subjectDesigualdades sociaispt_BR
dc.subject.otherCiência politica - Tesespt_BR
dc.subject.otherParticipação politica - Tesespt_BR
dc.subject.otherInternet - Tesespt_BR
dc.titleDesigualdades digitais, políticas e sociais no Brasil : um diálogo entre as abordagens do comportamento político e dos estudos de internetpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Jaqueline Hansen_ DESIGUALDADES DIGITAIS, POLÍTICAS E SOCIAIS NO BRASIL.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.