Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49323
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Gestão democrática na escola: contribuições e importância do PDE na Gestão Democrática
Autor(es): Arlene das Graças de Oliveira
Primeiro Orientador: Maria Angélica Araújo Ribeiro
Resumo: Este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância do PDE na escola, visando assim contribuir para a efetivação de uma educação de qualidade promovendo melhorias no nível de desempenho dos alunos e uma gestão democrática com a participação de todos no processo educativo. A escola para ser administrada como organização, como um sistema precisa planejar organizar-se, ter um gestor com forte liderança e controle das ações, dos processos e dos diferentes recursos que podem viabilizá-la. Portanto torna-se cada vez mais evidente que não há lugar para uma escola sem condições adequadas de organização e funcionamento, seu espaço para definição e organização e funcionamento. Seu espaço de definição e organização de seus processos. O PDE vem de encontro às necessidades, dotando a escola de um poderoso e moderno instrumento de planejamento. O processo de elaboração do PDE será um passo que sinalizará que a escola deixou de ser burocrática meramente cumpridora de normas sinalizando que ela vem buscar uma nova identidade, novo dinamismo, novo compromisso que está próximo e a serviço dos alunos, dos pais e da comunidade, que estará disposta a prestar contas de sua atuação.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49323
Data do documento: 18-Nov-2009
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARLENE DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA.pdf433.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons