Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49355
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A vivência no curso de especialização em Saúde do Adolescente como catalisadora de mudanças na forma do agir profissional: relato de experiência
Autor(es): Joanna D'arc Lima Ventura Rosa
Primeiro Orientador: Patrícia Regina Guimarães
Primeiro membro da banca : Cristiane de Freitas Cunha
Segundo membro da banca: Marcia Rocha Parísi
Resumo: A adolescência corresponde ao período da vida caracterizada pelas mudanças biológicas, advindas da puberdade, somadas às grandes possibilidades de aprendizagem, de experimentação e de anseios. A Estratégia Saúde da Família (ESF), modelo adotado na Atenção Primária de Saúde (APS) no município de Belo Horizonte, é responsável pela coordenação do cuidado em saúde dos adolescentes, tendo o enfermeiro como membro da sua equipe básica. O despreparo e resistência dos profissionais da APS para o atendimento dos adolescentes são frequentes, sendo o Curso de Especialização em Saúde do Adolescente uma oportunidade para a qualificação de uma enfermeira inserida na ESF. O relato de experiência tem como objetivo apresentar a importância da vivência dessa profissional na especialização como catalisadora da mudança profissional em relação aos adolescentes. Durante dezessete meses a aluna esteve inserida em alguns serviços ambulatoriais do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, com enfoque no campo da Saúde do Adolescente. Nas vivências foi possível compreender a adolescência e suas nuances para além dos protótipos e preconceitos, com a compreensão da singularidade de cada sujeito e seus sintomas. A escuta acolhedora, o olhar ampliado e a empatia se fizeram necessárias, o que a proporcionou um despertar profissional. A mudança de postura diante dos adolescentes rompe com o paradigma da falta de preparo, se deslocando para uma acolhida aberta e uma relação de confiança, que possibilitou aos adolescentes um espaço de segurança no território.
Abstract: Adolescence corresponds to the period of life characterized by biological changes, arising from puberty, added to the great possibilities of learning, experimentation and anxiety. The Family Health Strategy (FHS), a model adopted in Primary Health Care (PHC) in the city of Belo Horizonte, is responsible for coordinating the health care of teenagers, with nurses as a member of their basic team. The unpreparedness and resistance of PHC professionals to care for adolescents are frequent, and the Specialization Course in Adolescent Health is an opportunity for the qualification of a nurse inserted in the FHS. The experience report aims to present the importance of this professional's practice in specialization as a catalyst for professional change in relation to teenagers. During seventeen months, the student was inserted in some outpatient services of Hospital das Clinicas (HC) of UFMG, focusing on Adolescent Health. In the practices, it was possible to understand adolescence and its nuances beyond prototypes and prejudices, with the understanding of each subject's uniqueness and its symptoms. The welcoming listening, an extended view and empathy were necessary, which provided a professional awakening. A modification in attitude towards adolescents breaks with the paradigm of lack of preparation, moving to an open welcome and a relationship of trust, which allowed adolescents a place of safety in the territory.
Assunto: Adolescente
Saúde do adolescente
Estratégias de Saúde Nacionais
Cuidados de Enfermagem
Capacitação Profissional
Relações Enfermeiro-Paciente
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Curso de Especialização em Saúde do Adolescente
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49355
Data do documento: 16-Jun-2020
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