Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49377
Type: Tese
Title: "Não pratique até acertar, pratique até não errar”: categorização analítico-semântica do aprendizado da técnica de punção guiada por ultrassom em modelo placentário de simulação.
Authors: Ana Clara Fidélis Rodrigues
First Advisor: Marcelo Magaldi Ribeiro de Oliveira
Abstract: Introdução: O aprendizado da técnica de procedimentos invasivos é de fundamental importância em qualquer área da saúde humana ou animal, assim como a sua categorização, a fim de promover uma padronização da linguagem e o controle do desempenho. A aquisição de habilidades técnicas demanda treinamento intensivo não apenas até atingir o primeiro acerto, mas até que esse seja repetido consecutivamente. Para isso, a utilização de modelos biológicos de alta fidelidade e validados, poderia obter resultados próximos da realidade operatória, visando o controle de qualidade em ambiente controlado. A punção guiada por ultrassom é um procedimento solicitado em várias especialidades médicas, porém, muitos profissionais ainda têm dificuldades em executá-la com proficiência. Objetivo: Propor uma categorização analítico-semântica do aprendizado da técnica de punção cística guiada por ultrassom em modelo ex-vivo de placenta humana. Métodos: As placentas utilizadas foram irrigadas com soro fisiológico 0,9% para a retirada de todo remanescente de sangue e coágulos intravasculares. Cada modelo foi constituído de duas placentas e entre elas foi fixado um dedo de luva de látex preenchido com 5mL de solução salina para simular o cisto. Doze médicos realizaram a punção da lesão cística guiada por ultrassonografia no simulador placentário. Posteriormente, o desempenho dos participantes foi avaliado conforme o número de tentativas até conseguir executar os três critérios de proficiência da técnica corretamente em uma única vez e depois por três vezes consecutivas. A análise estatística dos dados obtidos foi realizada usando o teste t-pareado, para comparação das médias, e o teste não paramétrico dos sinais (Teste de Wilcoxon) para comparação das medianas. Resultados: A média de tentativas para a execução das três etapas corretamente por três vezes consecutivas foi de 48,9 ± 6,7 tentativas, 52,3% a mais do que a média para conseguirem realizar as três etapas juntas pela primeira vez (32,1 ± 6,1 tentativas), com p<0,001. Na execução das etapas separadamente, a visualização da agulha durante todo o procedimento demandou maior número de tentativas (p<0,001). Entre as outras duas tarefas, a média de tentativas para conseguir visualizar o esvaziamento do cisto por completo foi menor em relação à média de tentativas na identificação do vaso precocemente, com p=0,017 (p<0,05). Conclusão: A categorização analítico-semântica do aprendizado da punção cística guiada por ultrassom pode ser dividida em quatro fases denominadas habilidade, competência, proficiência e maestria. A habilidade foi obtida após um mínimo de 8 punções na média, com a execução de tarefas parciais corretamente. A competência demandou um treinamento mais prolongado, sendo alcançada após uma média 32 punções, com a execução de todas as etapas sem erros pela primeira vez. A proficiência, que é definida como a capacidade de executar todas as etapas sem erros por 3 vezes consecutivas, foi atingida após uma média de 49 punções, cerca de 50% a mais do que é preciso para se alcançar a competência inicial. E a maestria, que o estudo concluiu ser humanamente impossível, só sendo possível de ser alcançada pela cirurgia robótica.
Abstract: Introduction: Learning the technique of invasive procedures is of fundamental importance in any area of human or animal health, as well as its categorization, in order to promote language standardization and performance control. The acquisition of technical skills requires intensive training not only until the first hit is reached, but until it is repeated consecutively. For this, the use of high-fidelity and validated biological models could obtain results close to the operative reality, aiming at quality control in a controlled environment. Ultrasound-guided puncture is a procedure requested in several medical specialties, however, many professionals still have difficulties in performing it with proficiency. Objective: To propose an analytical-semantic categorization of the learning of the ultrasound-guided cystic puncture technique in an ex vivo model of human placenta. Methods: The placentas used were irrigated with 0.9% saline solution to remove all remaining blood and intravascular clots. Each model consisted of two placentas and a finger of a latex glove filled with 5mL of saline solution was fixed between them to simulate the cyst. Twelve physicians performed ultrasound-guided puncture of the cystic lesion in the placental simulator. Subsequently, the performance of the participants was evaluated according to the number of attempts until they were able to correctly execute the three criteria of technique proficiency in a single time and then for three consecutive times. Statistical analysis of the data obtained was performed using the paired t-test to compare means, and the non-parametric test of signs (Wilcoxon test) to compare medians. Results: The average number of attempts to perform the three steps correctly for three consecutive times was 48.9 ± 6.7 attempts, 52.3% more than the average to be able to perform the three steps together for the first time (32 ,1 ± 6.1 attempts), with p<0.001. When performing the steps separately, viewing the needle throughout the procedure required a greater number of attempts (p<0.001). Among the other two tasks, the average number of attempts to visualize the complete emptying of the cyst was lower than the average number of attempts to identify the vessel early, with p=0.017 (p<0.05). Conclusion: The analytical-semantic categorization of ultrasound-guided cystic puncture learning can be divided into four phases called skill, competence, proficiency and mastery. The skill was obtained after a minimum of 8 punctures on average, with the execution of partial tasks correctly. The competence demanded a longer training, being reached after an average of 32 punctures, with the execution of all steps without errors for the first time. Proficiency, which is defined as the ability to perform all steps without error for 3 consecutive times, was achieved after an average of 49 punctures, about 50% more than what is needed to achieve initial competence. And mastery, which the study concluded to be humanly impossible, being attainable only by robotic surgery.
Subject: Aptidão
Competência Profissional
Educação Médica
Treinamento por Simulação
Placenta
Punção Espinal
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49377
Issue Date: 18-Oct-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.