Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49394
Type: Tese
Title: Participação na comunidade de adolescentes e adultos jovens com paralisia cerebral: papel da mobilidade e de fatores contextuais
Other Titles: Community participation of adolescents and young adults with cerebral palsy: the role of mobility and contextual factors
Authors: Priscilla Rezende Pereira Figueiredo
First Advisor: Marisa Cotta Mancini
First Co-advisor: Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega
First Referee: Kátia Maria Penido Bueno
Second Referee: Marina de Brito Brandão
Third Referee: Maíra Ferreira do Amaral
metadata.dc.contributor.referee4: Luzia Iara Pfeifer
Abstract: Participação na comunidade refere-se ao envolvimento ativo em atividades intrinsicamente sociais que usualmente ocorrem fora de casa. Ela envolve tanto o acesso do indivíduo aos locais, quanto seu envolvimento (i.e., “experiência” de participação). Jovens com paralisia cerebral (PC) apresentam restrições na participação na comunidade, geralmente associadas a limitações em sua função motora grossa. Esse fator se refere ao indivíduo e não considera a influência de aspectos relacionados ao ambiente e à relação indivíduo-ambiente. Sendo a participação na comunidade um constructo relacional, resultante da interação entre o indivíduo e o meio, identificar e compreender fatores contextuais associados a esse desfecho poderá nortear ações de profissionais da saúde. Adicionalmente, explorar o uso de ferramentas de inteligência geográfica [e.g., Global Positioning System (GPS), Geographic Information System (GIS)] para mensurar participação na comunidade poderá auxiliar no avanço do estudo deste constructo. Os objetivos desta tese foram (1) Avaliar os efeitos mediadores e/ou moderadores da autodeterminação de adolescentes e adultos jovens com PC e do nível socioeconômico (NSE) das famílias na relação entre sua mobilidade e participação na comunidade (Estudo 1); (2) Analisar como jovens com PC compreendem e vivenciam a participação na comunidade, bem como entender fatores que criam oportunidades ou representam barreiras à participação na percepção desses indivíduos (Estudo 2); e (3) Revisar estudos que utilizaram GPS/GIS para investigar a participação na comunidade de indivíduos com diferentes condições de saúde e descrever a aplicabilidade dessa tecnologia no estudo da participação (Estudo 3). Participaram do Estudo 1, 48 jovens com PC, com idade entre 15 e 32 anos, classificados nos níveis I–IV do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa e capazes de se comunicar verbalmente. A coleta de dados foi realizada por plataformas online, em três dias, e envolveu a documentação de características sócio-demográficas, a aplicação da escala de mobilidade do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade – Testagem Computadorizada Adaptativa (PEDI-CAT), da Medida de Participação na Comunidade da Universidade de Temple (TUCPM) e da Escala de Autodeterminação do ARC, além de entrevistas qualitativas (Estudo 2) com um subgrupo dos participantes do Estudo 1 (n=25). As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Para o Estudo 3, as diretrizes do PRISMA guiaram a condução de uma revisão de escopo, na qual 36 estudos foram incluídos e revisados. Para o Estudo 1, análises de efeitos mediadores/moderadores revelaram que a autonomia de jovens com PC mediou a relação entre suas habilidades de mobilidade e a variedade de participação na comunidade. Já o NSE das famílias moderou o efeito indireto da mobilidade na variedade de participação na comunidade por meio da autonomia. Quando o modelo foi ajustado pela idade dos participantes, indivíduos com alto NSE apresentaram maior variedade de participação na comunidade comparado àqueles com NSE moderado e baixo; sendo a magnitude das diferenças maior para aqueles com menor repertório de habilidades de mobilidade. Quanto aos dados qualitativos (Estudo 2), onze categorias, com 28 subcategorias, emergiram da análise. O conteúdo das entrevistas evidenciou que a participação na comunidade é influenciada não somente pela mobilidade e características pessoais de jovens com PC, mas também por fatores dos ambientes físico, social e atitudinal em que esses jovens estão inseridos. A revisão de escopo indicou que embora o GPS/GIS forneça informações não facilmente capturadas por outros métodos, combiná-lo com outras ferramentas (i.e., diários/questionários, entrevistas qualitativas) possibilita uma descrição mais abrangente, que considere as dimensões físicas e sociais da participação da comunidade.
Abstract: Community participation refers to active involvement in intrinsically social activities that usually take place outside the home. It involves both the individual's access to places within the community and his involvement (i.e., “experience” of participation). Young people with cerebral palsy (CP) have restrictions on community participation, usually associated with limitations in their gross motor function. This factor refers to the individual and does not consider the influence of aspects related to the environment and the individual-environment relationship. Since participation in the community is a relational construct, resulting from the interaction between the individual and the environment, identifying and understanding contextual factors associated with this outcome may guide the actions of health professionals. Additionally, exploring the use of geographic intelligence tools [e.g., Global Positioning System (GPS), Geographic Information System (GIS)] to measure community participation may help advance the study of this construct. The objectives of this thesis were (1) To evaluate the mediating and/or moderating effects of the self-determination of adolescents and young adults with CP and the families’ socioeconomic status (SES) in the relationship between their mobility and participation in the community (Study 1); (2) To analyze how young people with CP understand and experience community participation, as well as understand factors that create opportunities for, or represent barriers to participation in these individuals’ perception (Study 2); and (3) To review studies that used GPS/GIS to investigate the community participation of individuals with different health conditions, and to describe the applicability of this technology in the study of participation (Study 3). Study 1 included 48 young people with CP, aged between 15 and 32 years, classified in levels I–IV of the Gross Motor Function Classification System and able to communicate verbally. Data collection was performed through online platforms, in three days, and involved the documentation of socio-demographic characteristics, the application of the mobility scale of the Pediatric Evaluation of Disability Inventory – Computer Adaptive Test (PEDI-CAT), of the Temple University Community Participation Measure (TUCPM) and of The ARC Self-Determination Scale, in addition to qualitative interviews (Study 2) with a subgroup of Study 1 participants (n=25). The interviews were recorded, transcribed and submitted to content analysis. For Study 3, PRISMA guidelines guided the conduction of a scoping review, in which 36 studies were included and revised. For Study 1, analyses of mediator/moderator effects revealed that the autonomy of young people with CP mediated the relationship between their mobility skills and the variety of community participation. The families' SES moderated the indirect effect of mobility on the variety of community participation through autonomy. When the model was adjusted for participants’ age, individuals with high SES showed a greater breadth of community participation compared to those with moderate and low SES; the magnitude of the differences being greater for those with a reduced repertoire of mobility skills. As for qualitative data (Study 2), eleven categories, with 28 subcategories, emerged from the analysis. The content of the interviews showed that community participation is influenced not only by the mobility and personal characteristics of young people with CP, but also by factors of the physical, social and attitudinal environments in which they live. The scoping review indicated that although GPS/GIS provide information not easily captured by other methods, combining them with other tools (i.e., diaries/questionnaires, qualitative interviews) allows for a more comprehensive description that considers the physical and social dimensions of the community participation.
Subject: Interação social
Terapia ocupacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/49394
Issue Date: 30-Nov-2022
metadata.dc.description.embargo: 30-Dec-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE DE ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS COM PARALISIA CEREBRAL_papel da mobilidade e de fatores contextuais.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2024-11-30
Tese_Priscilla Rezende Pereira Figueiredo8.14 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.