Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49397
Tipo: Dissertação
Título: Atuação dos brincantes na constituição de políticas de infância no município de Belo Horizonte: as culturas populares e o lazer como possibilidade genuína de expressão dos sujeitos
Título(s) alternativo(s): PERFORMANCE OF PLAYERS IN THE CONSTITUTION OF CHILDHOOD POLICIES IN THE MUNICIPALITY OF BELO HORIZONTE: POPULAR CULTURES AND LEISURE AS A GENUINE POSSIBILITY OF SUBJECTS' EXPRESSION
Autor(es): Rodrigo Soares Lima
Primeiro Orientador: Tânia Mara Vieira Sampaio
Primeiro membro da banca : José Alfredo Debortoli
Segundo membro da banca: Genesco Alves de Souza
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender e descrever a estruturação do campo de atuação profissional dos Brincantes na cidade de Belo Horizonte, e suas contribuições para o campo do lazer. A partir de um interlocutor Brincante conhecido como Roquinho, com reconhecida contribuição no processo de constituição e desenvolvimento desse campo de atuação, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma análise documental, situando o contexto político e cultural de Belo Horizonte na década de 90 e início dos anos 2000. Me aproximo de suas práticas para compreendê-las e descrevê-las em um contexto favorável ao surgimento desse campo de atuação que se constitui ao longo de processo de trocas, encontros e aprendizagens em diferentes contextos. No ano 2000, Roquinho promoveu o Festival de Piões, Piorras e Carrapetas por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, um importante momento de reflexões, formações e práticas desencadeadas ainda na década de 90 que se desdobram em novas edições nos anos 2001 e 2002 e recentemente em 2021. Foi possível perceber que Roquinho e outros Brincantes a partir das suas experiências, ao se articularem em torno da cultura da criança, foram se transformando e ao mesmo tempo contribuíram para construção de políticas públicas ao trazer a criança e seus saberes como centralidade nos processos de ensino e aprendizagem. Essa concepção fundada no contexto da democracia cultural se desenvolveu ao longo dos anos e das edições dos Festivais, agregando novos atores, permeando outros espaços de produção de conhecimento passando as ser denominada por Roquinho e por esses atores como Cultura da Infância, compreendendo a diversidade cultural, os conflitos e as questões sociais que atravessam e configuram as diferentes infâncias.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49397
Data do documento: 31-Mar-2022
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