Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elisângela Chavespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3860333456560633pt_BR
dc.contributor.advisor-co1José Alfredo Oliveira Debortolipt_BR
dc.contributor.referee1Coriolano Pereira Rocha Juniorpt_BR
dc.contributor.referee2Khellen Cristina Pires Correia Soarespt_BR
dc.contributor.referee3Luciano Pereira da Silvapt_BR
dc.contributor.referee4Vagner Miranda da Conceiçãopt_BR
dc.creatorJenifer Lourenço Borges Vieirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7919972168760042pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-01T21:24:58Z-
dc.date.available2023-02-01T21:24:58Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49402-
dc.description.abstractThe present study focuses on the cultural experiences conceived within the scope of the Sport and Leisure Program of the City (PELC), developed in the State of Bahia by the Superintendence of Sports of the State of Bahia (SUDESB) in partnership with the Ministry of Sport (ME) / Federal University of Minas Gerais (UFMG) between 2017 and 2019, the effective period of the program. Understanding leisure from the diversity of cultural experiences lived/developed in PELC-Bahia can enable an analysis of how the right to leisure, promoted by the program, helps (or not) in the elaboration of identity formation processes regarding cultural identity of the people, from the perspective of the management team. Thus, the problem of this study turns to the understanding of the cultural mediation processes that took place within the scope of the program and that, through the cultural experiences developed in the PELC, enabled or not the formation and/or appreciation of the cultural identity of those involved from the perspective of leisure studies. Based on the understanding of leisure as a dimension of culture that dialogically completes itself with the notion of the leisure experience as a social practice, considering data from PELC-Bahia that demonstrate the movement of such cultural experiences in the program. The study presents, as an empirical basis for the analysis, semi-structured interviews carried out with the general coordination, pedagogical coordination, nucleus coordinators and social agents, in addition to a questionnaire applied to nucleus coordinators and social agents who worked in the program.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo coloca em foco as experiências culturais concebidas no âmbito do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), desenvolvido no Estado da Bahia pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) em parceria com o Ministério de Esporte (ME) / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os anos de 2017 e 2019, período de vigência efetiva do programa. A compreensão do lazer a partir da diversidade de experiências culturais vivenciadas/desenvolvidas no PELC-Bahia pode possibilitar uma análise sobre como o direito ao lazer, promovido pelo programa, auxilia (ou não) na elaboração dos processos de formação identitária no que diz respeito à identidade cultural do povo, a partir do olhar da equipe gestora do mesmo. Assim, a problemática deste estudo se volta para a compreensão dos processos de mediação cultural que ocorreram no âmbito do programa e que, através das experiências culturais desenvolvidas no PELC, possibilitaram ou não a formação e/ou valorização da identidade cultural dos envolvidos sob a ótica dos estudos do lazer. Baseado no entendimento de lazer como dimensão da cultura que dialogicamente se completa com a noção da experiência de lazer como prática social, levando em consideração dados do PELC-Bahia que demonstram o movimento de tais experiências culturais no programa. O estudo apresenta como base empírica para a análise as entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenação geral, coordenação pedagógica, coordenadores de núcleo e agentes sociais, além de um questionário aplicado aos coordenadores de núcleo e agentes sociais que atuaram no programa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos do Lazerpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectExperiências culturaispt_BR
dc.subjectPELCpt_BR
dc.subjectMediação culturalpt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subject.otherLazer - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherEsportes - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherCulturapt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.titleMediações entre políticas de lazer e experiências culturais: um estudo de caso a partir do olhar da gestão do PELC-Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE JENIFER LOURENÇO.pdfVersão final da tese Jenifer Lourenço Borges Vieira2.63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons