Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49404
Type: Dissertação
Title: Tradução e avaliação das propriedades de medida da escala de atividade de resistência precoce (EASE) em crianças brasileiras com paralisia cerebral
Authors: Angélica Cristina Sousa Fonseca Romeros
First Advisor: Hércules Ribeiro Leite
Abstract: A Escala de Atividade de Resistência Precoce (EASE) foi desenvolvida para mensurar a resistência à atividade física de crianças com Paralisia Cerebral (PC). É um instrumento de observação indireta, autorrespondido pelos pais, de fácil aplicação e baixo custo. Até o momento, existem poucos questionários válidos e confiáveis com tais características para avaliar a resistência à atividade física de crianças com PC. Dessa forma, os objetivos do presente estudo foram: Traduzir a EASE para o português-Brasil e avaliar suas propriedades de medida. A tradução do instrumento foi realizada em quatro estágios: tradução, síntese, retrotradução e revisão da versão traduzida. A análise de confiabilidade teste-reteste consistiu na administração do instrumento em 100 pais de crianças com PC, em duas avaliações, no intervalo de sete a 10 dias. As crianças foram divididas em dois grupos etários (18 meses a 5 anos e 6 a 11 anos) com 50 participantes cada, de todos os níveis do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS). A análise de Bland-Altman e seus limites de concordância complementaram as propriedades de medida de confiabilidade, ilustrando a variação dos escores dos participantes. Medidas de tamanho de efeito piso e teto também foram analisadas. Foram calculados os valores de: Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) e Intervalo de Confiança (IC), Consistência Interna e Erro Padrão de Medida (EPM). A validade de construto foi realizada por meio do teste de hipóteses, no qual foi feita análise para determinar se os escores da EASE diferiam entre os níveis de GMFCS e por idade. Também foi analisado se os escores diferiam entre crianças com PC e sem PC, e, para isso, a EASE foi aplicada em pais de crianças com desenvolvimento típico (n = 94), igualmente divididas em faixas etárias: 18 meses a 5 anos e 6 a 11 anos. A versão traduzida da EASE não necessitou de adaptações transculturais. A pontuação total do instrumento apresentou índices adequados de confiabilidade para crianças com PC na faixa etária de 18 meses a 5 anos (CCI = 0.80; IC [95%]: 0.68 – 0.88) e crianças na faixa etária de 6 a 11 anos (CCI = 0.93; IC [95%] = 0.87 – 0.96). Os limites de concordância da análise de Bland-Altman foram de 1.19 a -1.13 pontos (crianças de 18 meses a 5 anos) e 0.75 a -1.09 pontos (crianças de 6 a 11 anos). O alfa de Cronbach foi de 0.76 e 0.89 para o grupo de crianças mais novas e mais velhas, respectivamente. Não houve efeito teto nem efeito piso em nenhum dos grupos. As hipóteses foram confirmadas de modo que, o nível de resistência à atividade física diferiu significativamente entre os diferentes níveis de GMFCS dos participantes com PC nos dois grupos, sendo a diferença encontrada entre os que deambulam independentemente e os que não deambulam. As crianças menores com PC apresentaram piores escores da EASE quando comparados ao grupo PC de crianças mais velhas. Além disso, as crianças com PC apresentaram menores níveis de resistência quando comparados aos participantes com desenvolvimento típico na mesma faixa etária. Assim, a EASE é um questionário confiável e válido para estimar a resistência à atividade física de crianças com PC de 18 meses a 11 anos de idade. Os resultados fornecem evidências de validade de construto, confiabilidade de teste-reteste e consistência interna para crianças com PC em todos os níveis do GMFCS.
Subject: Exercícios físicos para crianças
Instrumentos de mediação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/49404
Issue Date: 25-Nov-2022
metadata.dc.description.embargo: 25-Nov-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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