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http://hdl.handle.net/1843/49410
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A gestão democrática da escola e a participação da comunidade |
Autor(es): | Arlinda Paulino Martins Lopes |
Primeiro Orientador: | Hérica Angela Borba |
Resumo: | O presente trabalho realizou um estudo sobre a gestão democrática da escola e a contribuição da comunidade no processo decisório. Através da pesquisa bibliográfica foi possível verificar o papel dos conselhos escolares e embasar uma análise da contribuição do conselho escolar no Centro de Educação Infantil Luizinha Gonçalves Soares. Também foi possível verificar se a comunidade participa efetivamente do processo decisório do CEMEI Luizinha Gonçalves Soares; analisar as formas da participação da comunidade nos processos decisórios; bem como a contribuição da comunidade escolar para a promoção da educação democrática no processo educacional, apoiando e auxiliando os gestores em assuntos pedagógicos, administrativos e financeiros. A linha de pesquisa foi a gestão democrática na escola. Verificou-se a necessidade de os conselheiros escolares receberem capacitação para assegurar a aumento e a melhoria da participação. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49410 |
Data do documento: | 13-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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