Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49413
Type: Monografia (especialização)
Title: Avaliação de desempenho do estudante
Authors: Eva Maria Pereira de Souza Martins
First Advisor: Savana Diniz Gomes Melo
Abstract: As formas de organização escolar têm trazido dúvidas e inquietações àqueles que participam do processo educativo. A reorganização do ensino pressupõe uma nove cultura escolar, a qual, à semelhança da que aí esta, deve ser construída na prática. Essa construção, que acontece em meio às diversas ações e reações dos sujeitos envolvidos no processo educativo, requer uma reflexão que propicie mais do que a compreensão das formas de organização da escola. Torna-se necessária a apropriação dos pressupostos que as sustentem, possibilitando uma nova prática pedagógica. Dentre as muitas inquietações, destaca-se a que diz respeito à Avaliação de desempenho escolar. Essa, principalmente, tem demandado uma ruptura com o modelo que, durante anos, se não décadas, direcionou o sistema de avaliação em nossas escolas. É necessária uma nova concepção de avaliação, rompendo com o estereótipo daquela que reprova, pune e exclui. Deixar de reprovar não é deixar de avaliar nem aprovar automaticamente. É ver a avaliação com um novo olhar, buscando seu real significado e sua função no bojo do Projeto Político Pedagógico da escola. O que se propões neste texto é refletir sobre a avaliação.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49413
Issue Date: 29-Jul-2009
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVA MARIA PEREIRA DE SOUZA MARTINS.pdf221.85 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons