Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Denise Bianca Maduro Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0699735879331877pt_BR
dc.creatorEvangelina Ribeiro de Magalhães Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T12:14:42Z-
dc.date.available2023-02-02T12:14:42Z-
dc.date.issued2009-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49422-
dc.description.resumoA educação está intrínseca nas mais diversas correntes de pensadores que ao longo da história fizeram da humanidade centro de questionamentos a respeito de valores morais e éticos, criticando padrões estabelecidos por uma sociedade dual, em que esta tornou-se baliza entre interesses de governos, família e sociedade. Na evolução desta educação, perpassamos por diversas formas e modalidades que visaram a atender aos interesses da sociedade na qual estava inserida. Os espartanos, por exemplo, educavam seus filhos para a arte das guerras, os atenienses ensinando em praça pública valorizaram a arte do pensar, daí grandes nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, dentre outros. Na Idade Média, percebemos uma educação presa aos mosteiros, conhecida e desfrutada pelos membros do clero em que a Igreja foi responsável pela formação da união entre os povos medievais, influindo nos dogmas, pensamentos e ações dos indivíduos. Modernamente, a educação adapta-se à idéia do pensar dos filósofos iluministas, mas ainda vive-se o conflito do homem e seu pensar voltado para Deus ou para o próprio homem. Contudo, as idéias surgidas incorporaram valores que incidiram em uma revolução que mudaria as visões sobre o homem, a liberdade, a fraternidade e a igualdade entre os seres. A Revolução Francesa, assim chamada, modificou padrões e destruiu dogmas presos à visão monárquica e de um povo que retorquiu na humanidade. Enquanto isso, no Brasil, nos tempos coloniais, a educação católica visava unicamente à catequização e à expansão da fé, através da religião. Nos período joanino e monárquico, a influência do padrão francês de educação determina a alusão e a criação de novos procedimentos educacionais. Deixa de ser dominada pela igreja e passa a ser de responsabilidade do Estado que ainda possuía uma visão excluísta da grande parcela da população brasileira. Já na década de 30, no governo Vargas, a escola passa a funcionar como um padrão de inclusão dos trabalhadores. Assim, até os dias atuais, a educação adquiriu um papel mais popular. Nesta História de uma nação em formação, os princípios da educação e do agir como profissional do magistério são expressos no período populista e inicio da Ditadura Militar. Com o advento do novo modelo de Educação, surge Paulo Freire, que conseguiu adquirir renome internacional ao se utilizar de métodos diversos para alfabetizar adultos, partindo sempre da realidade do alfabetizando, de suas conquistas, suas vivências, aspectos de formação e formulação de conhecimento. Com o passar da história o termo educação atingiu novos sentidos e conceitos, e a instituição ESCOLA passa a ser sinônimo de educar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPPPpt_BR
dc.subjectEvolução da educaçãopt_BR
dc.subjectEscola Municipal Corina Ferraz de Britopt_BR
dc.titleA construção das relações interpessoais e a prática cotidiana na escola – um olhar sobre os conflitos escolares na Escola Municipal Corina Ferraz de Brito e as postulações no PPPpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVANGELINA RIBEIRO MAGALHÃES MEDEIROS.pdf838.33 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons