Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49433
Type: Dissertação
Title: Concepções e atitudes de graduandos e profissionais de fisioterapia em relação à deficiência
Authors: Gláucia Lima Dalboni
First Advisor: Daniela Virginia Vaz
First Co-advisor: Regiane Lucas de Oliveira Garcêz
First Referee: Lívia Barbosa Pereira
Second Referee: Marcella Guimarães Assis
Abstract: Concepções sobre deficiência embasam escolhas clínicas, assim como emoções, pensamentos e comportamentos de profissionais da saúde em relação aos pacientes com deficiência. Esta pesquisa qualitativa, através de três grupos focais, investigou as atitudes e concepções de deficiência de graduandos iniciantes e concluintes de fisioterapia da UFMG e de fisioterapeutas. As concepções (definições, atribuições causais, soluções e julgamentos morais) de deficiência foram avaliadas segundo os três principais modelos de deficiência expostos por Shakespeare (2006), o modelo médico, o social e o interacionista ou biopsicossocial, enquanto as atitudes foram avaliadas segundo Antonak e Livenh (2000) de acordo com as emoções, pensamentos e comportamentos. O estudo contou com um total de 41 voluntários com idade entre 18 e 40 anos e com proporções equilibradas de homens e mulheres. Os participantes foram selecionados de acordo com o nível de formação e por conveniência. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o Termo de Autorização de Gravação de Voz. O estudo foi realizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Os resultados demonstraram, através do teste qui-quadrado de independência, influência significativa do nível de formação na distribuição de frequências entre as subcategorias de concepções e subcategorias de atitudes. O teste goodness of fit revelou diferenças significativas de frequências entre grupos, exceto em relação às definições e atribuições causais referentes ao modelo médico e social, às soluções interacionistas, aos julgamentos morais negativos e pensamentos positivos e negativos. Os resultados da análise de conteúdo revelaram prevalência de pensamentos negativos referentes à deficiência em todos os grupos, os quais frequentemente foram capacitistas. Em relação às emoções e comportamentos, elas foram majoritariamente negativas entre Iniciantes e Concluintes, enquanto entre Fisioterapeutas as emoções foram equilibradas e os comportamentos majoritariamente positivos. Em relação às definições e atribuições causais em todos os grupos elas foram predominantemente do modelo médico da deficiência, enquanto as soluções foram de caráter interacionista e os julgamentos morais negativos. Este estudo não pode afirmar que a formação em fisioterapia é a principal responsável pelas diferenças e similitudes encontradas. Foi possível encontrar recorrências e distinções entre níveis diferentes de formação. De forma geral, este estudo revelou a necessidade da implementação de estudos da deficiência dentro da formação universitária de fisioterapeutas. É necessário conhecer a história da deficiência, seus modelos explicativos e a luta por direitos das pessoas com deficiência para possibilitar a compreensão das diversas concepções de deficiência, tornando possível uma análise crítica da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e as reflexões sobre barreiras atitudinais.
Abstract: Conceptions about disability support clinical choices, as well as emotions, thoughts, and behaviors of health care professionals in relation to patients with disability. This qualitative research investigated, through three focus groups, the attitudes and conceptions of undergraduates at the beginning and end of the physical therapy program at UFMG and physical therapists. The conceptions (definitions, causal attributions, solutions, and moral judgments) of disability were evaluated according to the three main disability models presented by Shakespeare (2006): the medical model, the social model, and the social-relational, or bio-psycho-social, model; whereas the attitudes were evaluated according to Antonak and Livenh (2000), considering emotions, thoughts, and behaviors. The study included a total of 42 volunteers aged 18 to 40 years old, with a balanced proportion of men and women. The participants were selected according to their level of academic training and by convenience. The participants signed the Informed Consent Form and the Voice Recording Authorization Form. The study was carried out at the School of Physical Education, Physiotherapy and Occupational Therapy in the Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). The results showed, through the chi-square test, a significant influence of the level of training on the distribution of frequencies between the subcategories of conceptions and attitudes. The goodness of fit test revealed significant frequency differences between the groups, except in relation to the definitions and causal attributions regarding the social and medical models, the social-relational solutions, the negative moral judgments, and positive and negative thoughts. The content analysis results showed the prevalence of negative thoughts regarding disability in all focus groups, which were frequently ableist. In relation to emotions and behaviors, they were mostly negative amongst students at the beginning and the end of the program, while amongst physical therapists the emotions were balanced and the behaviors were mostly positive. In relation to definitions and causal attributions, in all groups they were mostly from the medical model of disability, whereas the solutions were of a social-relational character and the moral judgments were negative. This study cannot affirm that training in physical therapy is the main reason for the differences and similarities found. It was possible to find recurrences and distinctions between different levels of training. In general, results of this study are important because they reveal how necessary it is to implement disability studies within the academic training for physical therapists. Physical therapists should know the history of disability, its explanatory models, and the fight of people with disabilities for their rights, in order to increase their understanding and awareness about the many conceptions of disability, so that they can critically analyze the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) reflect more deeply about attitudinal barriers.
Subject: Deficientes
Fisioterapia
Reabilitação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49433
Issue Date: 9-Feb-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Gláucia_Dalboni_Final_Biblioteca.pdf3.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.