Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49436
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Concepções de aprendizagem em trabalhos apresentados na VI Conferência Nacional Sobre Modelagem Na Educação Matemática
Autor(es): Dirlene de Fátima Rodrigues Gibram
primer Tutor: Jussara de Loiola Araújo
primer miembro del tribunal : Maria Cristina Costa Ferreira
Segundo miembro del tribunal: Grey Ercole
Resumen: Nesta pesquisa, apresento e discuto quais concepções de aprendizagem foram adotadas nos trabalhos publicados nos anais da VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (VI CNMEM), ocorrida no ano de 2009, em Londrina, Paraná. Este estudo foi realizado por meio de leitura dos trabalhos publicados nas modalidades de debates temáticos e comunicações científicas nessa conferência. Depois de ler cada trabalho, selecionei aqueles que falam de aprendizagem e posteriormente, separei-os em duas categorias, a dos que explicitam e a dos que não explicitam as suas concepções sobre aprendizagem. Dos trinta e seis trabalhos analisados, dezoito falam de aprendizagem e destes, apenas cinco explicitam as suas concepções. Dentre os trabalhos que explicitam a concepção de aprendizagem, dois deles se fundamentam na perspectiva da aprendizagem significativa defendida por David Ausubel, um se fundamenta na perspectiva sócio-interacionista de Levi Vygotsky, outro assume aprendizagem como participação, apoiado em Sfard (2008) e o outro se baseia em Ponte, Brocardo e Oliveira (2006) que relaciona a aprendizagem com a investigação matemática.
Asunto: Matemática
Modelagem matemática
Matemática - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
Curso: Curso de Especialização em Matemática
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49436
Fecha del documento: 4-oct-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Matemática

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
MONOGRAFIA DIRLENE - FINAL 25set11.pdf306.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons