Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49512
Type: Monografia (especialização)
Title: Projeto Político Pedagógico: os desafios da escola para superar a indisciplina e a dificuldade de aprendizagem
Authors: Maria Levimar Viana Tupinambá
First Advisor: Hérica Angela Borba
Abstract: O presente trabalho consistiu em uma revisão bibliográfica, realizada a partir de diferentes fontes de pesquisas tais como: Aquino, Penna, Garcia, Vasconcelos e Veiga Neto que abordam em seus trabalhos a indisciplina. Os objetivos propostos nessa pesquisa foram: analisar a ampliação do tempo dos alunos na escola e a utilização dos espaços escolares para diminuir a indisciplina. O presente artigo discorre acerca das causas da indisciplina escolar e os desafios da Escola Municipal Jason Caetano para superar esse problema que dificulta o aprendizado dos alunos. O estudo justificou-se pela necessidade de buscar soluções adequadas para diminuir os impactos causados pela indisciplina dentro do educandário, usando métodos pedagógicos que ampliassem o interesse e a participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, evitando a evasão escolar. Dentro dessas ações, a principal ação foi a reelaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, contendo temáticas da cultura da comunidade onde a escola esta inserida.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49512
Issue Date: 21-Nov-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LEVIMAR VIANA TUPINAMBÁ.pdf348.9 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons