Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49513
Type: Artigo de Periódico
Title: A ciência de serviço e algo de um legítimo admirável mundo novo
Other Titles: The science of service and something of a legitimate admirable new world
Authors: Ricardo Teixeira Veiga
André Torres Urdan
Abstract: Complexas demandas de mercado e da sociedade levam empreendedores inovadores a lançar empresas baseadas no conhecimento, que mudam o modo de vida de muita gente. Novos modelos de negócios vão tirando proveito do crescimento das internets e da computação em nuvem, entre tantas possibilidades impulsionadas pela tecnologia. No círculo acadêmico, subjacente a essas transformações, emergiu a Lógica Dominada por Serviço (LDS), uma filosofia de marketing e gestão, fruto da colaboração de professores, pesquisadores, consultores e profissionais. Diante da proliferação de subdisciplinas no Marketing, típica de uma crise de paradigma, Vargo e Lusch (2004) propuseram um arcabouço estruturante da teoria de Marketing, calcada em elegante e parcimonioso conjunto de axiomas, premissas e conceitos. A LDS abriu avenidas de progresso teórico e metodológico, com interessantes implicações práticas. Indo além, a LDS é o esteio da emergente Ciência de Serviço. Nessa órbita, este artigo expõe e reflete sobre a Ciência de Serviços e seu entorno; apresenta as razões, a natureza e os impactos da Ciência de Serviço; sintetiza a LDS; explica a Internet das Coisas e as organizações baseadas em conhecimento; mostra a vanguarda da IBM nessa jornada; realça a pertinência dessa Ciência para o Brasil e estimula a adoção prática dessas perspectivas e da contribuição acadêmica para a evolução delas.
Abstract: Complex market and society demands lead entrepreneurs to launch innovative knowledge-based firms, that change the way of life of many people. New models of business are taking advantage of the growth of the Internets and cloud computing, among so many technology-driven opportunities. In the academic circle, underlying these transformations, emerged the Service Dominant Logic (SDL), a marketing and management philosophy, fruit of the collaboration of teachers, researchers, consultants and professionals. Given the proliferation of sub-disciplines in Marketing, typical of a paradigm crisis, Vargo and Lusch (2004) proposed a structuring framework for Marketing theory, based on a elegant and parsimonious set of axioms, assumptions, and concepts. The SDL opened avenues of theoretical and methodological progress, with interesting practical implications. Going beyond, the LDS is the mainstay of the emerging Science of Service. In this orbit, this article exposes and reflects on the Science of Service and its surroundings. Presents reasons, nature and impacts of Science of Service. Synthesize the SDL. Explains the Internet of Things and the knowledge-based organizations. Shows the forefront of IBM on this journey. Highlights the relevance of this science to Brazil. Stimulates the practical adoption of these perspectives and the academic contribution to the development of them.
Subject: Marketing
Economia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.20397/2177-6652/2017.v17i4.1270
URI: http://hdl.handle.net/1843/49513
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: http://revistagt.fpl.emnuvens.com.br/get/article/view/1270
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