Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49543
Type: Monografia (especialização)
Title: Currículo, caminho para vencer desafios
Authors: Valdete Dorotéia de Almeida
First Advisor: Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
Abstract: Situar o ensino centrado no professor e no aluno em extremos opostos é quase negar a relação pedagógica, porque não há um aluno ou um grupo de alunos aprendendo sozinho, nem um professor ensinando para as paredes. Há uma troca de saberes entre o aluno com sua cultura, seu modo de viver. Há um professor que intervém de forma intecional no processo de ensino-aprendizagem não para se opor aos desejos e necessidades ou à liberdade e autonomia do aluno, mas para ajudá-lo a ultrapassar suas necessidades, e criar outras, para ganhar autonomia, para ajudá-lo a compreender as realidades sociais e sua própria experiência. E, há também uma gama de conhecimentos constantemente produzidos pela sociedade e as diretrizes legais que estabelecem, de certa forma, o que ensinar, como, quando e a quem ensinar. Estas reflexões fizeram parte de todo o processo de trabalho que deu origem ao Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Cecília Meirelles. Diante do exposto, a temática de estudo é o currículo escolar e como ele é um instrumento de extrema importância para a construção de sujeitos emancipados. Para a realização deste estudo foi feita pesquisa bibliográfica sobre currículo escolar , principalmente sobre o currículo da Educação Infantil, e suas diversas correntes teóricas e sobre a legislação educacional entre elas os PCNS , Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e a atual LDB, Lei nº 9.394, de 20/12/1996.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49543
Issue Date: 29-Jul-2009
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALDETE DOROTÉIA DE ALMEIDA.pdf442.83 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons