Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49568
Type: Monografia (especialização)
Title: O revés da árvore do esquecimento: a religiosidade africana reexistindo nos corpos e memórias dos jovens e adultos
Authors: Mônica Mainarte de Moura
First Advisor: Liliane dos Santos Jorge
metadata.dc.contributor.advisor2: Miriam L. S. Jorge
First Referee: Maria José Batista Pinto
Abstract: Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano de 2010, na educação de jovens e adultos, Projeto EJA-BH, em uma turma de estudantes de 14 a 88 anos, atendida na União Dos Paraplégicos de Belo Horizonte (UNIPABE). Seu tema central foi identificar a presença de elementos de religiosidade de matriz africana em sujeitos do Projeto EJA/BH e teve como principais objetivos incorporar, em sua identidade, a africanidade como valor, como resistência histórica e cultural, além de contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003 e formar juízos ponderados para o combate à intolerância religiosa. Estruturado em três partes traz, na introdução, uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, onde é apresentada a temática escolhida e sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais e específicos. Ainda na primeira parte, em sua justificativa, é feita a discussão teórica acerca da omissão da escola em seu papel de promover o debate religioso em função da sua suposta “laicidade” e do seu dever, previsto em diversas legislações, de fazê-lo para a promoção da liberdade de manifestação religiosa e a paz entre as religiões. Na segunda parte são descritas as ações desenvolvidas, destacando atividades de resgate de memória, problematização da intolerância religiosa e estudo sobre as principais religiões brasileiras de matriz africana, bem como o sincretismo da sua constituição e a força de sua presença na nossa cultura. Finalmente, na terceira parte, foi apresentada uma avaliação do trabalho feito ressaltando as impressões, sentimentos expressos, elaborações e reelaborações conceituais produzidas pelos estudantes e também pela professora, além da conclusão de que a dificuldade em trabalhar com a temática da religiosidade pesa mais para a instituição escolar que para os estudantes, que se mostraram abertos, sensíveis e maduros, tanto emocional como cognitivamente.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49568
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

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