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http://hdl.handle.net/1843/49568
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | O revés da árvore do esquecimento: a religiosidade africana reexistindo nos corpos e memórias dos jovens e adultos |
Authors: | Mônica Mainarte de Moura |
First Advisor: | Liliane dos Santos Jorge |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Miriam L. S. Jorge |
First Referee: | Maria José Batista Pinto |
Abstract: | Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano de 2010, na educação de jovens e adultos, Projeto EJA-BH, em uma turma de estudantes de 14 a 88 anos, atendida na União Dos Paraplégicos de Belo Horizonte (UNIPABE). Seu tema central foi identificar a presença de elementos de religiosidade de matriz africana em sujeitos do Projeto EJA/BH e teve como principais objetivos incorporar, em sua identidade, a africanidade como valor, como resistência histórica e cultural, além de contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003 e formar juízos ponderados para o combate à intolerância religiosa. Estruturado em três partes traz, na introdução, uma descrição do contexto em que o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido, onde é apresentada a temática escolhida e sua justificativa teórica, bem como seus objetivos gerais e específicos. Ainda na primeira parte, em sua justificativa, é feita a discussão teórica acerca da omissão da escola em seu papel de promover o debate religioso em função da sua suposta “laicidade” e do seu dever, previsto em diversas legislações, de fazê-lo para a promoção da liberdade de manifestação religiosa e a paz entre as religiões. Na segunda parte são descritas as ações desenvolvidas, destacando atividades de resgate de memória, problematização da intolerância religiosa e estudo sobre as principais religiões brasileiras de matriz africana, bem como o sincretismo da sua constituição e a força de sua presença na nossa cultura. Finalmente, na terceira parte, foi apresentada uma avaliação do trabalho feito ressaltando as impressões, sentimentos expressos, elaborações e reelaborações conceituais produzidas pelos estudantes e também pela professora, além da conclusão de que a dificuldade em trabalhar com a temática da religiosidade pesa mais para a instituição escolar que para os estudantes, que se mostraram abertos, sensíveis e maduros, tanto emocional como cognitivamente. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49568 |
Issue Date: | 11-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
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