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dc.contributor.advisor1Maria José Batista Pintopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4452355484066620pt_BR
dc.creatorCarlos Roberto dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T13:21:46Z-
dc.date.available2023-02-06T13:21:46Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49570-
dc.description.resumoO presente Plano de ação pretende contribuir na educação para as relações de caráter étnicoracial de estudantes da modalidade EJA, da E. M. Professor Amilcar Martins, pertencente à Rede Municipal de Belo Horizonte. No entanto, nutre a esperança de que poderá ser utilizado também, quem sabe a título de inspiração, em outros contextos escolares, desde que seja devidamente observadas as adaptações necessárias. Objetivando valorizar as nossas origens africanas procuramos proceder inicialmente a uma crítica radical com relação às imagens construídas do continente africano e de seus habitantes no mundo de uma forma geral, e no Brasil em particular, empreendendo a seguir, um significativo esforço no sentido de apresentá-los através de uma perspectiva não eurocêntrica. Em um segundo momento foi previsto a realização, através da utilização de instrumentos diversos tais como, pesquisas de campo, gráficos, tabelas, textos diversos, propagandas e programas televisivos, de importantes análises possibilitando aos estudantes a constatação da existência do racismo com relação ao negro em nosso meio sócio-cultural. Essa etapa é de extrema importância em virtude da ainda arraigada crença de muitos brasileiros no mito da democracia racial, segundo o qual não existe racismo em nosso país. No intuito de acentuar ainda mais a percepção da existência de preconceito étnico-racial e de identificar a sua especificidade genuinamente brasileira, a saber a sutileza com que o mesmo se manifesta em nosso cotidiano, procuramos afinar definições e características do que vem a ser preconceito e racismo e comparar a nossa experiência nesse particular com aquela que historicamente se desenvolveu e ainda se desenvolve nos Estados Unidos da América. Na sequência do desenvolvimento desse Plano de Ação procedemos a uma extensa releitura da História do Brasil utilizando como eixo articulador da mesma a temática do negro em seus diversos contextos, desde as forçadas e traumáticas viagens nos famigerados navios negreiros, passando pelos horrores da escravidão e pelas diversas estratégias de resistência e de reexistência, até a forma como se deu a abolição e a sua inserção incompleta e marginal no contexto da sociedade brasileira republicana que emergiu nos derradeiros anos do século XIX. Toda essa retrospectiva histórica tem por claro objetivo possibilitar ao estudante a compreensão da gênese das manifestações de preconceito de natureza étnico-racial em nosso meio. No final do trabalho retomamos o tema a partir do resgate de diversas manifestações culturais próprias da negritude do Brasil, não no sentido de folclorizá-las, mas inversamente de valorizá-las enquanto componentes vivos que informa a nossa identidade cultural brasileira. No mesmo sentido, procuramos salientar a fecundidade da ação de diversos negros ilustres ao longo de nossa história não só no campo da cultura e dos esportes, mas também nos que diz respeito ao pensamento social e político. Concluímos essa síntese na expectativa de que o presente Plano de Ação possa colaborar no sentido de resgatar a auto-estima de nossa população negra e possibilitar a expressão de vozes que foram injustamente relegadas e condenadas ao profundo e angustiante silêncio da história.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPlano de açãopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.titleIdentificando e superando o racismo na escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

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