Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49579
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Perfil dos alunos dos cursos de graduação na modalidade à distância de uma instituição de ensino superior da região metropolitana de Belo Horizonte: aplicação da análise de correspondência múltipla
Autor(es): Naneia Guimarães Borges
Primeiro Orientador: Sueli Aparecida Mingoti
Primeiro membro da banca : Ela Mercedes Medrano de Toscano
Segundo membro da banca: Ilka Afonso Reis
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal identificar o perfil dos alunos que estudam no ensino à distância, utilizando a técnica de Análise de Correspondência Múltipla para verificar as associações entre as variáveis observadas. Essa técnica multivariada permite analisar conjuntos grandes de dados categorizados e fazer análises individual e conjunta de todas as variáveis e categorias. Para formação do conjunto de dados desta pesquisa, utilizou-se os questionários respondidos por 204 alunos que cursaram o 2º período de uma graduação na modalidade de ensino à distância no ano de 2014. Esses dados foram tratados por meio do software R pacote FactoMine R. Através das análises e dos gráficos da ACM, foi possível identificar o perfil dos alunos e conhecer os fatores que influenciaram sua decisão na escolha por uma graduação na modalidade de ensino à distância. Com a pesquisa, constatou-se que o perfil do aluno do ensino à distância da instituição pesquisada é composto por um número maior de alunos do sexo feminino. Além disso, são alunos que trabalham e estudam, recebem até três salários mínimos, são casados e têm filhos. Portanto, conclui-se que a técnica de análise de correspondência múltipla facilita o tratamento e a interpretação dos dados categóricos, principalmente, quando aplicada em conjuntos de dados com grande número de variáveis e categorias.
Abstract: This study aimed to identify the profile of students studying in distance learning, using multiple correspondence analysis technique to verify the associations between the study variables. Applying this analysis technique in the database also enabled an individual and joint analysis of all categorical variables, resulting in the generation of graphs and charts that allow for quick viewing and understanding the behavior of research data. The data set of this research consists of 204 questionnaires answered by students who attended the 2nd period of undergraduate distance in the year 2014. To identify the profile of the students, the statistical technique Descriptive data was used. In the survey, students surveyed identified themselves have over 30 years of age, are married, have children, work and study and receive up to three minimum wages. In addition, it was noted that the largest number of students enrolled in 2nd period surveyed in 2014 are female. Therefore, it was concluded that multiple correspondence analysis coupled with computational tools facilitates handling large databases classified and without the use of mathematical calculations. Moreover, this exploratory data analysis technique allows to analyze the relationships between variables, and categorical variables and variables and objects
Assunto: Estatística
Análise de correspondência múltipla
Educação à distância – Perfil – Aluno
Variáveis categóricas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estatística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49579
Data do documento: 11-Jul-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Análise de Correspondência Múltipla.pdfPerfil dos alunos dos cursos de graduação na modalidade à distância de uma instituição de ensino superior da região metropolitana de Belo Horizonte: aplicação da análise de correspondência múltipla3.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.