Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49581
Type: Monografia (especialização)
Title: A África que existe em nós: uma experiência pedagógica na educação infantil
Authors: Cristiany Maria do Socorro Araujo
First Advisor: Liliane dos Santos Jorge
metadata.dc.contributor.advisor2: Miriam Lúcia dos Santos Jorge
First Referee: Maria José Batista Pinto
Abstract: O presente trabalho relata uma Intervenção Pedagógica realizada em uma Escola Municipal de Educação Infantil (UMEI), da cidade de Belo Horizonte, em uma turma de crianças com idades entre 4 e 5 anos. O trabalho pretendeu contribuir para a inclusão da História da África e da cultura Afro-brasileira no currículo escolar, em referência a lei Federal 10.639/03. Dentre os objetivos do trabalho, pretendeu-se levar as crianças a conhecer e valorizar a cultura afro-brasileira na escola e na sociedade e consequentemente, fortalecer a auto estima e o respeito às diferenças. A intervenção foi dividida em quatro etapas. Na primeira etapa denominada “Por que somos diferentes?”, foram enfocados temas relacionados à família, às diferenças entre as pessoas e ao respeito à essas diferenças. Na segunda fase, “Conhecendo a África”, a tática principal foi em o continente africano e sua localização geográfica, bem como aspectos da história dos africanos que foram trazidos para o Brasil, sem focar muito na escravidão em si, e sim na luta dos negros para a libertação. Já na terceira fase, “Música, capoeira e muita cultura” foram desenvolvidas atividades relacionadas a aspectos da cultura afro, presentes no nosso cotidiano. Para culminar, foi apresentada às crianças a história de um herói negro: Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e explicado a relação entre este e o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos as seguintes metodologias: rodas de conversa, literatura, atividades artísticas, filme, oficinas e música. Por fim, essa intervenção apontou possibilidades de realização de inúmeras atividades. Conclui-se com isso, que o trabalho com as relações étnico-raciais deve ser um constante dentro da instituição e que há a necessidade de se formar educadores críticos preparados para lidar com a diversidade cultural na escola e conscientes de que é no período que abrange a idade entre zero a seis anos que são lançadas as bases para as aprendizagens futuras e formação da identidade da criança.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49581
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

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