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dc.creatorThiago José Silva Santanapt_BR
dc.creatorSilvio Ricardo da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T14:02:32Z-
dc.date.available2023-02-06T14:02:32Z-
dc.date.issued2018-05-
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage124pt_BR
dc.citation.epage142pt_BR
dc.identifier.issn2358-1239pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49583-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to analyze the commodification process of support from a fan membership program and how this affected the relationship that fans establish with the said program and with the club. As a methodology, questionnaires and semi-structured interviews with the fans were used, as well as the research of laws and documents related to the research theme. The results showed a profile of supporters those with potential consumption of services. In addition, understanding the relationship of the club with its fans is guided by a business logic. The model of connection with the fan had as reference the process of commercialization of twisting established in other countries and that is being developed here in Brazil with the collaboration of the club, the fans and other agents of the sports field.pt_BR
dc.description.resumoObjetivamos discutir o processo de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor e as consequências do mesmo na relação do torcedor com o referido programa e com o clube. Foram utilizados questionários e entrevistas semi-estruturadas com os torcedores (as), além das consultas às leis e documentos afins ao tema da pesquisa. Os resultados mostraram um perfil dos torcedores com potencial de consumo de serviços. Além disso, a compreensão da relação do clube com a sua torcida está orientada sob uma lógica empresarial. O modelo de conexão com o torcedor teve como referência o processo de mercantilização do torcer estabelecido em outros países e que está sendo desenvolvido no Brasil com a colaboração do clube, da torcida e de outros agentes do campo esportivo.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectTorcidapt_BR
dc.subjectProgramas de sócio torcedorpt_BR
dc.subjectMercantilização do torcerpt_BR
dc.subject.otherFutebol - Torcedorespt_BR
dc.subject.otherLazerpt_BR
dc.subject.otherConsumo (Economia)pt_BR
dc.subject.otherClubes de futebolpt_BR
dc.titleO processo de mercantilização do torcer em Belo Horizonte: reflexões a partir de um programa de sócio torcedorpt_BR
dc.title.alternativeThe comodification of support process in Belo Horizonte: reflexions started fan membership programpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/588pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0584-3675pt_BR
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