Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49584
Tipo: Tese
Título: Uso do tempo de cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência: organização da rotina familiar para o cuidado
Autor(es): Letícia Rocha Dutra
Primeiro Orientador: Marisa Cotta Mancini
Resumo: Os estudos apresentados nesta tese objetivaram investigar o uso do tempo de cuidadores de crianças e adolescentes com e sem deficiência e os fatores que afetam a organização da rotina para o cuidado com o filho. O primeiro estudo comparou o perfil do uso do tempo de cuidadores de crianças com paralisia cerebral (PC=69), Transtorno do Espectro Autismo (TEA=61) e desenvolvimento típico (DT=54). Esses cuidadores de criança/adolescentes (4 a 18 anos) preencheram 2 diários do uso do tempo, um para dia de semana e outro para final de semana, relatando sobre as atividades (principais) e secundárias (concomitantes as primárias). Medianas do tempo gasto pelos cuidadores foram comparadas pelo teste de Kruskal-Wallis. Teste Mann-Whitney com correção de Bonferroni foi utilizado para comparações bivariadas post-hoc. As categorias de tempo que apresentaram diferenças significativas entre os três grupos tiveram o total do tempo gasto dicotomizado (“gastar mais tempo”; “gastar menos tempo”). Pela pontuação média, odds ratio e intervalo de confiança de 95% foram estimados por modelos de regressão logística ajustados para variáveis de confusão. O tempo gasto no cuidado com o filho foi maior no grupo de cuidadores de crianças/adolescentes com deficiência nos dias de semana, aos finais de semana, nas atividades primárias e nas secundárias, quando comparado aos cuidadores do grupo com desenvolvimento típico. Diferenças entre esses grupos (com e sem deficiência) também foram encontradas no tempo gasto com o trabalho remunerado e transporte (atividades primárias) nos dias de semana; tempo gasto no cuidado pessoal (atividade primária) e socialização (atividade secundária) nos dias de final de semana. Modelos de regressão mostraram que a variável “grupo” foi a que mais interferiu no tempo gasto no cuidado. O segundo estudo objetivou examinar os determinantes do tempo gasto no cuidado de crianças e adolescentes com PC, TEA e DT. Os participantes (n=184) foram os mesmos cuidadores de crianças/adolescentes dos três grupos que compuseram o estudo 1. A variável dependente foi o tempo gasto nos cuidados das crianças/adolescentes mensurado por um diário do uso do tempo. As variáveis independentes medidas incluíram nível socioeconômico (NSE) das famílias e a funcionalidade do filho. Em acréscimo, os pais relataram o número de adaptações usadas por seus filhos e a quantidade de horas em que receberam ajuda no cuidado dessa criança/adolescente. Um modelo teórico foi construído com as relações diretas e indiretas hipotetizadas entre as variáveis, e testado usando modelagem de equações estruturais (MEE). Os três modelos ajustaram aos dados, explicando 29% da variação no tempo gasto no cuidado no grupo PC, 44% no grupo TEA e 78% no grupo DT. As adaptações tiveram um efeito indireto no tempo de cuidado por meio de seu efeito na funcionalidade (grupo PC). O NSE impactou indiretamente a funcionalidade através de seu efeito no uso da adaptação (grupo TEA). O terceiro estudo dessa tese teve como objetivo identificar e analisar as acomodações utilizadas por mães de crianças e adolescentes com TEA para cuidar do filho. Dez mães de crianças e adolescentes com TEA de idades entre 4 e 13 anos com gravidades variadas, responderam a uma pergunta estruturante “Me conte, por favor, como é sua rotina com seu filho?” Os discursos foram analisados sobre a luz da análise temática e dois temas centrais sintetizaram as acomodações utilizadas na rotina diária de cuidado com o filho: “Faço pelo meu filho” e “Faço com meu filho”. As mães fazem as atividades pelos filhos para lidar com o tempo disponível; a manifestação dos sintomas de seus filhos; e por não acreditarem que eles sejam capazes de realizar as atividades sozinhos. As mães também fazem algumas tarefas com o filho criando oportunidades de prática e possibilitando sua participação ao fragmentar as atividades em etapas e oferecer pistas verbais e visuais. Os três estudos dessa tese mostraram que a atividade de cuidar do filho é complexa e apresenta-se como imperativa na rotina dos cuidadores, sendo utilizados diferentes tipos de acomodações para atender as necessidades do filho com deficiência. A combinação de métodos utilizada nos três estudos possibilitou contribuir de diversas formas com o conhecimento existente e preencher algumas lacunas da literatura. A investigação do perfil do uso do tempo dos cuidadores de crianças com deficiência e do tempo gasto no cuidado do filho possibilita aos profissionais de reabilitação construírem práticas centradas na família, atuando em parceria com os cuidadores e contribuindo na construção de rotinas mais sustentáveis, onde as necessidades de todos os membros da família possam ser consideradas.
Abstract: The studies presented in this thesis aimed to investigate the time use profile of caregivers of children and adolescents with and without disabilities and the factors that affect the organization of the routine for the care of the child. The first study compared the time use profile of caregivers of children with cerebral palsy (CP = 69), Autism Spectrum Disorder (ASD = 61) and typical development (TD = 54). Caregivers of these child/adolescent (4 to 18 years old) filled out 2 diaries of the time use, one for weekdays and one for weekends, reporting on primary (main) and secondary (concomitant with primary) activities. Medians of time spent by caregivers were compared using the Kruskal-Wallis test. Mann-Whitney test with Bonferroni correction was used for posthoc bivariate comparisons. The time categories that showed significant differences between the three groups had the total time spent dichotomized (“spend more time”; “spend less time”). The average score, odds ratio and 95% confidence interval were estimated by logistic regression models adjusted for confounding variables. The time spent caring for the child was greater in the group of caregivers of children/adolescents with disabilities on weekdays, on weekends, in primary and secondary activities, when compared to caregivers in the group with TD. Differences between these groups (with and without disabilities) were also found in the time spent on paid work and transportation (primary activities) on weekdays; time spent on personal care (primary activity) and socialization (secondary activity) on weekend days. Regression models showed that the variable “group” was the one that most interfered with the time spent in care. The second study aimed to examine the determinants of the time spent in the care of children and adolescents with CP, ASD and TD. The participants (n = 184) were the same caregivers for children/adolescents in the three groups that comprised study 1. The dependent variable was the time spent in caring for children/adolescents measured by a time-use diary. The measured independent variables included socioeconomic level (SES) of the families and the child's functioning. In addition, parents reported the number of adaptations used by their children and the number of hours they received help in the care of this child/adolescent. A theoretical model was built with the hypothetical direct and indirect relationships between the variables, and tested using structural equation modeling (SEM). The three models adjusted to the data, explaining 29% of the variation in time spent in care in the CP group, 44% in the ASD group and 78% in the TD group. The adaptations had an indirect effect on the care time through their effect on functioning (CP group). The SES indirectly impacted functioning through its effect on the use of adaptation (ASD group). The third study of this thesis aimed to identify and analyze the accommodations used by mothers of children and adolescents with ASD to care for their child. Ten mothers of children and adolescents with ASD between the ages of 4 and 13 with different levels of severity, answered a structuring question "Tell me, please, how is your routine with your child?" The speeches were analyzed with thematic analysis and two central themes summarized the accommodations used in the daily routine of caring for the child: "I do it for my child" and "I do it with my child". Mothers do activities for their children to deal with the time available; with the manifestation of your children's symptoms; and for not believing their children are able to carry out the activities alone. Mothers also do some tasks with their child, creating opportunities for practice and enabling their participation by fragmenting activities into stages and offering verbal and visual cues. The three studies from this thesis showed that the activity of caring for the child is complex and presents itself as imperative in the routine of caregivers, with different types of accommodation being used to meet the needs of the child with disability. The combination of methods used in the three studies made it possible to contribute in different ways to the existing knowledge and to fill in some gaps in the literature. Investigating the profile of the time spent by caregivers of children with disabilities and the time spent on child care enable rehabilitation professionals to build family-centered practices, working in partnership with caregivers and contributing to the construction of more sustainable routines, where needs of all family members can be considered.
Assunto: Cuidadores
Crianças
Adolescentes
Atividades cotidianas
Análise de classes latentes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49584
Data do documento: 9-Set-2020
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Letícia_Rocha_Dutra_2020 Plataforma.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.