Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elânia de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3581187898638452pt_BR
dc.creatorAdriana Sanches de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T14:46:19Z-
dc.date.available2023-02-06T14:46:19Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49595-
dc.description.resumoEste plano de ação pedagógica busca uma aplicação prática dos conteúdos apreendidos no curso de História da África e culturas afro-brasileira, com o objetivo de implementar a lei nº 10639/03 cumprindo o que condiz com a obrigatoriedade do Ensino da História da África e cultura afro-brasileira no Ensino básico. Para atingir os objetivos propostos, realizei uma reflexão sobre a formação da identidade racial das crianças da educação infantil, utilizando como metodologia as bonecas negras como objeto lúdico de vivência infantil. Abordando a cultura afro-brasileira, outro recurso utilizado foi a confecção das abayomis e sua importância histórica para o povo negro. Este trabalho se integrou aos demais projetos da escola na área de diversidade racial e elementos da cultura afro-brasileira.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.subjectIdentidade na educação infantilpt_BR
dc.subjectBonecas negraspt_BR
dc.subjectLei nº 10639/03pt_BR
dc.titleAs bonecas negras e a formação da identidade na educação infantil - Uma abordagem da lei nº 10639/03pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cópia de ACPP - Final.pdf123.1 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons