Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49599
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T15:06:04Z | - |
dc.date.available | 2023-02-06T15:06:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.citation.issue | 14 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 10 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-7512 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49599 | - |
dc.description.abstract | This article is a reference for an opening lecture of the 14th International Seminar on Contemporary Conceptions in Dance and has the purpose of reflecting on the concepts and the approximations between the keywords: Art, Language, Education, Society and Dance Sciences. The guiding thread of this reflection is a dance. An approach taken in the theory of French semiotics and merleau-pontyana philosophy. Synthesizing as the bibliographical research carried out, pointing to a dance as an area of knowledge, as a body practice, as language, as the phenomenon of culture, art, science and education, is nurtured by human curiosity, creativity, technical language , the desire to experiment, to create and to reinvent. The history of science, art and science, the discovery of a body in the sense of reality and forms of human expression. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo é referência para a palestra de abertura do 14º Seminário Internacional Concepções Contemporâneas em Dança e tem o propósito de refletir sobre os conceitos e aproximações entre as palavras chave do evento: Arte, Linguagem, Educação, Sociedade e Ciências da Dança. O fio condutor desta reflexão é a dança. A abordagem realizada na reflexão é primariamente sob a teoria da semiótica francesa e da filosofia merleau-pontyana. Sinteticamente as análises do estudo bibliográfico realizado, apontam a dança como área de conhecimento, como prática corporal, como linguagem, como fenômeno da cultura, da arte, da ciência e da educação, é nutrida pela curiosidade humana, pela criatividade, pela linguagem, pela técnica, pelo desejo de experimentar, de criar e de se reinventar. Como está cravada na história, na arte e na ciência, a dança revela um corpo em profusão de sentidos e formas desvelando a existência humana. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Ciências da Dança | pt_BR |
dc.subject.other | Dança | pt_BR |
dc.subject.other | Linguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Artes | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e sociedade | pt_BR |
dc.title | Arte, linguagem, educação, sociedade e ciências da dança: aproximações | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://dancaexperimental.wordpress.com/anais-siccoda/17o-siccoda/arte-linguagem-educacao-sociedade-e-ciencias-da-danca-aproximacoes/ | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Arte-linguagem-educacao-sociedade-e-ciencias-da-danca.pdf | 126.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.