Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49601
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Literatura infantil e a diversidade étnico-racial na perspectiva da lei 10.639/03
Autor(es): Jacqueline Cinara dos Santos
Primeiro Orientador: Elânia de Oliveira
Primeiro membro da banca : José Raimundo Lisbôa da Costa
Resumo: A lei 10.639/03 é o eixo norteador para a aplicação deste trabalho relativo a Educação étnico-racial. Neste trabalho busquei enfatizar as questões étnico raciais na Educação Infantil. As crianças desta faixa etária, ainda não sabem o que é preconceito, por isso é importante iniciar enquanto mais cedo o trabalho envolvendo as relações étnico raciais e fazer inferências sobre a complexidade do mundo em que estão inseridas. A proposta é contextualizar a diversidade, através da interação e respeito na prática de sala de aula, tendo como suporte a Literatura Infantil. Com vistas a contribuir para essas discussões, foi desenvolvido esse plano de ação na turma da Rosinha, da Escola Municipal “Vereador Antônio Menezes”. O trabalho busca desenvolver nas crianças a autonomia, o respeito aos colegas, a independência e a confiança. Como resultado desse trabalho os alunos tiveram contato com uma literatura diferente e com outro olhar para a figura do negro na Literatura Infantil. Algumas crianças passaram a elogiar padrões estéticos, com base nos livros de Literatura Infantil e permitiu desconstruir alguns estereótipos presentes na sala, proporcionando respeito, amizade e valorização da identidade de cada um e entre os alunos.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49601
Data do documento: 11-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acpp formatada 5.pdf6.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons