Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49607
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria José Batista Pintopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4452355484066620pt_BR
dc.contributor.referee1Liliane dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.referee2Miriam Lúcia dos Santos Jorgept_BR
dc.creatorJosé Márcio Duarte de Assumpçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T15:28:52Z-
dc.date.available2023-02-06T15:28:52Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49607-
dc.description.resumoA partir da identificação dos elementos culturais que interligam terras fisicamente tão distantes e culturalmente tão próximas, este trabalho se debruça sobre nossa identidade afrobrasileira, buscando valorizá-la e fortalecê-la no espaço escolar, para que ela, em um futuro próximo, ocupe os espaços sociais, políticos e culturais a quem tem direito no bojo de toda nossa sociedade. A partir desta perspectiva foi desenvolvido um Plano de Ação, tendo como referência para se chegar as nossas constatações, uma turma de alunos do 4º ciclo do noturno da Escola Municipal Santos Dumont. Com base na tabulação de dados referentes às questões étnico-raciais, formuladas em um questionário respondido pelos alunos, evidenciou-se o desrespeito e a desvalorização com que são vistos e percebidos os elementos culturais de origem afrobrasileira. Mesmo sendo, conforme averiguado no questionário, a maioria dos alunos da turma, classificados como negros pelas convenções sociais. A partir daí desenvolvemos práticas e formas de trabalhar este tema, dando um enfoque cultural e artístico, por meio da música, da dança e da literatura, propiciando um maior envolvimento e participação dos alunos, fazendo com que os mesmos desenvolvessem habilidades e aptidões fundamentais para um maior engajamento escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectAfrobrasileiraspt_BR
dc.subjectÉtnico-raciaispt_BR
dc.titleO baobá do lado de cá (Os elementos culturais afrobrasileiros em uma perspectiva identitária dentro da sala de aula)pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho final Zé _6_.pdf411.64 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons