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http://hdl.handle.net/1843/49607
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria José Batista Pinto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4452355484066620 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Liliane dos Santos Jorge | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Miriam Lúcia dos Santos Jorge | pt_BR |
dc.creator | José Márcio Duarte de Assumpção | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T15:28:52Z | - |
dc.date.available | 2023-02-06T15:28:52Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49607 | - |
dc.description.resumo | A partir da identificação dos elementos culturais que interligam terras fisicamente tão distantes e culturalmente tão próximas, este trabalho se debruça sobre nossa identidade afrobrasileira, buscando valorizá-la e fortalecê-la no espaço escolar, para que ela, em um futuro próximo, ocupe os espaços sociais, políticos e culturais a quem tem direito no bojo de toda nossa sociedade. A partir desta perspectiva foi desenvolvido um Plano de Ação, tendo como referência para se chegar as nossas constatações, uma turma de alunos do 4º ciclo do noturno da Escola Municipal Santos Dumont. Com base na tabulação de dados referentes às questões étnico-raciais, formuladas em um questionário respondido pelos alunos, evidenciou-se o desrespeito e a desvalorização com que são vistos e percebidos os elementos culturais de origem afrobrasileira. Mesmo sendo, conforme averiguado no questionário, a maioria dos alunos da turma, classificados como negros pelas convenções sociais. A partir daí desenvolvemos práticas e formas de trabalhar este tema, dando um enfoque cultural e artístico, por meio da música, da dança e da literatura, propiciando um maior envolvimento e participação dos alunos, fazendo com que os mesmos desenvolvessem habilidades e aptidões fundamentais para um maior engajamento escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Afrobrasileiras | pt_BR |
dc.subject | Étnico-raciais | pt_BR |
dc.title | O baobá do lado de cá (Os elementos culturais afrobrasileiros em uma perspectiva identitária dentro da sala de aula) | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
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Trabalho final Zé _6_.pdf | 411.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
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