Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49636
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Iza Rodrigues Luz | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5806566835640602 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Isabel de Oliveira e Silva | pt_BR |
dc.creator | Maura Beatriz Costa Santiago Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T11:35:47Z | - |
dc.date.available | 2023-02-07T11:35:47Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49636 | - |
dc.description.resumo | Este estudo investigou, como professores da Educação Básica articulam a passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde houve pesquisa de campo, observação do trabalho pedagógico e aplicação de um questionário aos participantes. Também foi feita uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de saber o que pensam os estudiosos do assunto, sobre essa passagem. Avalia o processo de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em quatro escolas do Município de Belo Horizonte, sendo duas escolas do Ensino Fundamental uma Estadual e uma Municipal. Também participam desse processo duas Unidades Municipais de Educação Infantil - UMEIs. As quatro escolas situam-se na Região Norte, do município. O trabalho comprovou que essa transição ocorre, segundo os professores participantes, sem adequação do espaço físico, falta formação para os professores que receberão as crianças das UMEIs, além de não haver diálogo para montarem uma proposta pedagógica que dê continuidade ao processo iniciado nas UMEIs. Diante do que foi constatado no estudo, acentua-se a importância de uma melhor articulação entre estes dois níveis da Educação Básica. Entende-se que faz-se necessário, esforço conjunto da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para que essa passagem seja feita de maneira gradual, sem mudanças bruscas para as crianças. Para tanto, sugere-se ampliação da formação continuada de todo corpo docente e o início do diálogo entre os profissionais das instituições participantes da pesquisa para garantir o sucesso dessa transição. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia final Maura - 09.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License