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http://hdl.handle.net/1843/49637
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Mônica Correia Baptista | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3951926269873970 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vitória Líbia Barreto | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fátima Regina Teixeira de Salles Dias | pt_BR |
dc.creator | Amália Pires de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T11:40:34Z | - |
dc.date.available | 2023-02-07T11:40:34Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49637 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo bibliográfico dos documentos oficiais produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte – SMED – referentes às práticas pedagógicas destinadas à aprendizagem das linguagens oral e escrita na educação infantil, no período entre 1994 a 2010. O objetivo geral é conhecer e analisar as publicações produzidas e organizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte – SMED, de 1994 a 2010, destinadas a orientar o trabalho pedagógico dos professores, buscando apreender as concepções acerca do ensino e da aprendizagem das linguagens oral e escrita na Educação Infantil. Para isso tem como objetivos específicos: realizar estudos bibliográficos sobre a temática do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita em classes de educação infantil; levantar as publicações produzidas e organizadas pela SMED/BH dirigidas a professores da Rede Municipal de Ensino de BH, no período de 1994 até 2010; analisar as publicações identificando a presença ou ausência da temática da aprendizagem e do ensino da leitura e da escrita na educação infantil; investigar como profissionais do magistério que atuam nas classes de educação infantil, na gestão das instituições e do sistema municipal de educação entendem a maneira como a SMED/BH aborda essa questão, a forma como os profissionais que estão atuando nas instituições de educação infantil lidam com essas diretrizes pedagógicas (ou com a ausência delas) e as tensões que se observam entre esses dois espaços: escola e órgãos centrais da SMED/BH em relação à apreensão desse objeto de conhecimento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Orientações dos orgãos gestores | pt_BR |
dc.title | A leitura e a escrita na educação infantil conforme documentos da rede municipal de ensino de Belo Horizonte - 1994 A 2010 | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
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