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dc.contributor.advisor1Mônica Correia Baptistapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3951926269873970pt_BR
dc.contributor.referee1Vitória Líbia Barretopt_BR
dc.contributor.referee2Fátima Regina Teixeira de Salles Diaspt_BR
dc.creatorAmália Pires de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T11:40:34Z-
dc.date.available2023-02-07T11:40:34Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49637-
dc.description.resumoEsta pesquisa caracteriza-se como um estudo bibliográfico dos documentos oficiais produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte – SMED – referentes às práticas pedagógicas destinadas à aprendizagem das linguagens oral e escrita na educação infantil, no período entre 1994 a 2010. O objetivo geral é conhecer e analisar as publicações produzidas e organizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte – SMED, de 1994 a 2010, destinadas a orientar o trabalho pedagógico dos professores, buscando apreender as concepções acerca do ensino e da aprendizagem das linguagens oral e escrita na Educação Infantil. Para isso tem como objetivos específicos: realizar estudos bibliográficos sobre a temática do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita em classes de educação infantil; levantar as publicações produzidas e organizadas pela SMED/BH dirigidas a professores da Rede Municipal de Ensino de BH, no período de 1994 até 2010; analisar as publicações identificando a presença ou ausência da temática da aprendizagem e do ensino da leitura e da escrita na educação infantil; investigar como profissionais do magistério que atuam nas classes de educação infantil, na gestão das instituições e do sistema municipal de educação entendem a maneira como a SMED/BH aborda essa questão, a forma como os profissionais que estão atuando nas instituições de educação infantil lidam com essas diretrizes pedagógicas (ou com a ausência delas) e as tensões que se observam entre esses dois espaços: escola e órgãos centrais da SMED/BH em relação à apreensão desse objeto de conhecimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectOrientações dos orgãos gestorespt_BR
dc.titleA leitura e a escrita na educação infantil conforme documentos da rede municipal de ensino de Belo Horizonte - 1994 A 2010pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

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