Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Isabel de Oliveira e Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9448803576146788pt_BR
dc.contributor.referee1Iza Rodrigues da Luzpt_BR
dc.creatorSandro Vinicius Sales dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T12:05:00Z-
dc.date.available2023-02-07T12:05:00Z-
dc.date.issued2010-11-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49641-
dc.description.abstractThis work defines its theme seeking to relate gender, childhood and childhood education. From the epistemological viewpoint, the author pursues the following question. What are the existing models of gender (masculinity and femininity) in the daily social life of children at the age of five, within a context of childhood education? In this sense, this research aimed at understand how children appropriate models of masculinity and femininity that are present in their daily life, allowing for debate and reflection on this issue within the educational institution. For this, authors were revisited. Authors of the theories of gender (feminist studies) and childhood studies, as a way of looking at the research dual challenge – give account of social relations of gender in a study with children and not about children. Another aspect addressed in the paper refers to concerns about research methodologies involving children, due to the specific social subject in question. The author examines some of the forms of the children’s symbolic production. Orally articulated drawings, spontaneous play, intra generational interactions occurring within the peer group, among others. He argues with adults (parents and teachers) on the issue of gender relations and childhood, through an intervention in pedagogical practice in the educational institution where he works as a teacher.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho define sua temática buscando relacionar gênero, infância e educação infantil. Do ponto de vista epistemológico, o autor persegue a seguinte questão: Quais são os modelos de gênero (masculinidade e feminilidade) existentes no cotidiano social de crianças de cinco anos, inseridas em um contexto de educação infantil? Neste sentido, a referida pesquisa objetivou: Compreender como as crianças apropriam-se dos modelos de masculinidade e feminilidade presentes em seu cotidiano social, possibilitando o debate e a reflexão dentro da instituição de educação infantil acerca dessa questão. Para tanto, são revisitados autores das teorias de gênero e dos estudos da infância e das teorias feministas, como forma de contemplar o duplo desafio do trabalho: dar conta das relações sociais de gênero em um estudo com as crianças e não sobre elas. Outro aspecto abordado no trabalho refere-se às preocupações em relação às metodologias de pesquisas com crianças em função da especificidade do sujeito social em questão. O autor analisa algumas das formas de produção simbólica das crianças: desenhos articulados com a oralidade, as brincadeiras livres, as interações intra-geracionais ocorridas dentro do grupo de pares, dentre outras; discute com os adultos (pais e professores) sobre a questão das relações de gênero e a infância, por meio de uma intervenção na prática pedagógica da instituição na qual atua como educador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCrianças de zero a seis anospt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMeninos e meninaspt_BR
dc.title“Eu falei que ele não sabia brincar”: relações de gênero nas interações de pares de crianças inseridas em um contexto de educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERS+âO FINAL DA MONO.pdf2.82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons