Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49664
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sandra Regina Goulart Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1871947440058031pt_BR
dc.contributor.referee1Miriam de Paiva Vieirapt_BR
dc.contributor.referee2Gláucia Renate Gonçalvespt_BR
dc.creatorJoicy Silva Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0445581261144027pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T13:24:21Z-
dc.date.available2023-02-07T13:24:21Z-
dc.date.issued2022-11-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49664-
dc.description.abstractA presente dissertação discute a construção da identidade de artistas mulheres em narrativas de artista contemporâneas escritas por mulheres, através de uma análise comparativa dos romances How to Be Both, de Ali Smith, e A Line Made by Walking, de Sara Baume. Considerando que ambas as artistas-protagonistas exploram a fotografia, defendo que ela desempenha um papel central na construção da identidade dessas personagens, devido a sua capacidade de influenciar e moldar formas de perceber o mundo. Para isso, esta pesquisa se desenvolve a partir dos estudos da Intermidialidade e se baseia principalmente nas noções do sujeito como algo fluido e mutável, como defendido por Stuart Hall, Donald E. Hall and Judith Butler, dos aspectos subjetivos da fotografia, como apontado por Susan Sontag e Liliane Louvel, nos pensamentos de Virginia Woolf e Linda Huf sobre a mulher artista e sua representação na literatura, nas características específicas das narrativas de artista, explicadas por Izabela B. Lago e Eliane T. A. Campello, e no estudo da presença e das funções que a Arte desempenha em narrativas de artista, baseado em Irina O. Rajewsky, Claus Clüver e Sophie Bertho. Sendo assim, esta dissertação começa com uma contextualização do gênero literário ao qual estes romances pertencem, através de um panorama sobre narrativas de artista e suas raízes na tradição do Künstlerroman, depois se concentra na fotografia e em suas especificidades, principalmente na subjetividade intrínseca a ela, e termina analisando a identidade de mulheres artistas e como ela é retratada nas narrativas de How to Be Both e A Line Made by Walking.pt_BR
dc.description.resumoThis thesis discusses the construction of women artists’ identities in contemporary artist narratives written by women through a comparative analysis of the novels How to Be Both, by Ali Smith, and A Line Made by Walking, by Sara Baume. Considering that both artist protagonists are experimenting with photography, I argue that it plays a central role in the construction of their identities because of its ability to influence and shape the ways of perceiving the world. To do so, this study departs from an intermedial perspective and relies mainly on the notions of the subject as something fluid and changeable, as defended by Stuart Hall, Donald E. Hall and Judith Butler, on the concepts of the subjective aspects of photography, as pointed out by Susan Sontag and Liliane Louvel, on Virginia Woolf’s and Linda Huf’s thoughts on the woman artist and her depiction in literature, on the characteristics of artist narratives, explained by Izabela B. Lago and Eliane T. A. Campello, and on the presence and the roles of Art in artist narratives, based on Irina O. Rajewsky, Claus Clüver and Sophie Bertho. This thesis starts with a contextualization of these novels’ literary genre, based on the study of artist narratives and their roots in the Künstlerroman tradition, then it focuses on photography and the specificities of this art form, especially the subjectivity intrinsic in it, and it ends analysing the identity of women artists and how it is portrayed in the narratives of How to Be Both and A Line Made by Walking.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWomen artistspt_BR
dc.subjectArtist narrativespt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectAli Smithpt_BR
dc.subjectSara Baumept_BR
dc.subject.otherSmith, Ali, 1962- – How to be both – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherBaume, Sara. – Line made by walking – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção irlandesa – História e críticapt_BR
dc.subject.otherFicção escocesa – História e críticapt_BR
dc.subject.otherLiteratura e fotografiapt_BR
dc.subject.otherMulheres na literaturapt_BR
dc.titleThe construction of identity of women artists in contemporary narratives: A study of Ali Smith’s How to Be Both and Sara Baume’s A Line Made by Walkingpt_BR
dc.title.alternativeA construção da identidade de mulheres artistas em narrativas contemporâneas: Um estudo sobre How to Be Both, de Ali Smith, e A Line Made by Walking, de Sara Baumept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2427-5853pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
The construction of identity of women artists in contemporary narratives.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.