Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49670
Type: Monografia (especialização)
Title: Processo de alfabetização: trajetórias distintas : o tempo do ciclo de alfabetização na compreensão da natureza do sistema de escrita
Authors: Vanessa de Salvo Castro Alves
First Advisor: Gilcinei Teodoro Carvalho
First Referee: Clenice Griffo
Abstract: O plano de ação organizado no decorrer do Curso de Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Básica, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais, teve como eixo norteador à análise crítica das condições de ensino e aprendizagem da língua escrita, no contexto das escolas municipais de Belo Horizonte, em especial da Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu. O foco do trabalho foi o acompanhamento da trajetória, no processo de alfabetização, de uma turma de 1º ciclo, no decorrer do período de 2009 e 2010. Este acompanhamento buscou analisar os fatores que influenciavam negativamente a trajetória de um grupo de alunos, que se desenvolveram de forma muito diferenciada, muito aquém daquela prevista, considerando a heterogeneidade comum ao processo. Neste relato foram descritas as diferentes intervenções realizadas no decorrer deste período e, também, as análises feitas ao final do processo, utilizando-se de diferentes instrumentos de avaliação. Para ampliar as possibilidades de análise foram anexadas, junto ao relato diversos registros como textos e fotos dos trabalhos desenvolvidos. A partir destas propostas e das análises realizadas foi possível perceber que a trajetória das crianças em fase de alfabetização se dá de formas variadas, por diferentes fatores, mas pode acontecer coletivamente, desde que sejam realizadas diferentes intervenções por parte do professor abordando as diferentes hipóteses que envolvem um grupo em processo de aprendizagem. Mesmo com essas diferenças não se faz necessário segregar aqueles que não caminham no mesmo ritmo que a maioria do grupo.Essas diferenças são primordiais para que as crianças possam refletir sobre suas hipóteses e resignificá-las durante o processo. O grupo analisado neste plano de ação conseguiu desenvolver as habilidades propostas para este ano de ciclo, no que diz respeito à apropriação do sistema de escrita. Os seis alunos destacados durante o processo apesar de apresentarem um desenvolvimento diferente dos demais conseguiu avançar em suas hipóteses compreendendo o nosso sistema de escrita. No entanto, ainda precisam desenvolver muitas das habilidades próprias do ciclo.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49670
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
versão final -FAE.pdf4.17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons