Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49680
Type: Monografia (especialização)
Title: Estratégias de leitura e escrita de gêneros textuais no primeiro ciclo
Authors: Vania Magela Amaro Corrêa
First Advisor: Clenice Griffo
First Referee: Gilcinei Teodoro de Carvalho
Abstract: O presente trabalho constitui-se num plano de ação desenvolvido no ano letivo de 2010, como parte integrante da disciplina Análise crítica da prática pedagógica – ACPP do Curso de Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Básica da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, em uma escola municipal localizada na periferia da zona leste de Belo Horizonte, que atende alunos de classe social de baixa renda. Foram utilizadas as estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação as quais nortearam coerentemente todo o trabalho e as atividades realizadas com leitura e produção textual para um grupo específico de alunos pertencentes ao primeiro ciclo e faixa etária de seis a dez anos respectivamente, que apresentavam defasagem significativa na construção do processo de alfabetização e letramento. Através de situações lúdicas pode-se construir um processo de interação entre o sujeito e a linguagem gerada por atividades de leitura e escrita, onde os alunos leitores puderam se transformar em co-produtores de textos, utilizando sua bagagem sociocultural.
Subject: Educação
Alfabetização
Letramento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49680
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLANO DE AÇÃO COM FICHA CAT.pdf4.46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons