Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49686
Type: Monografia (especialização)
Title: Ler: uma prática para além da alfabetização – os desafios da compreensão numa turma de 07 anos
Authors: Ana Paula Ribeiro Pena Pereira
First Advisor: Lúcia Fernanda Pinheiro Barros
First Referee: Miria Gomes de Oliveira
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal tentar levantar as causas das dificuldades de compreensão das crianças no momento da leitura de um texto escrito. Quais poderiam ser os motivos que as levam a não compreensão do texto e as possíveis intervenções para que essa compreensão se processe de maneira efetiva. Após buscar elementos para embasar o trabalho com o texto escrito na sala de aula e utilizá-los na prática para tentar minimizar as dificuldades das crianças, faz-se um levantamento dos efeitos benéficos ou não da utilização de tais recursos. Conclui-se, finalmente, que o trabalho com o texto em sala de aula é complexo e que vários fatores irão interferir na possibilidade de compreensão das crianças, dentre eles a maneira como as questões são formuladas pelo professor.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49686
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto sobre leitura 3.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons