Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49687
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elisa Maria Amorim Vieirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0158056065348126pt_BR
dc.contributor.referee1Myriam Corrêa de Araújo Ávilapt_BR
dc.contributor.referee2Silvia Inés Cárcamo de Arcuript_BR
dc.creatorLaura Gabino Canesso Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5374022307603217pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T14:29:59Z-
dc.date.available2023-02-07T14:29:59Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49687-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to read and discuss the work Árbol de Diana, by Alejandra Pizarnik, as well as the respective diaries that correspond to the years from 1960 to 1962. Published in 1962, the work that marks the poetic maturity of the Argentine writer, reveals central questions about modernity and modern poetry. From the reading of the poems, marked by brevity and fragmentation, the literary project built by Pizarnik will be discussed, which is crossed by issues of the time itself, such as immigration in Latin America, exile and the crisis of modern poetry. Faced with a poetics of silence present in these verses, as one of the fundamental traits of the pizarnikian project, entries and fragments of the diaries will be read, in a second moment, prepared and edited by the author herself to be published, in order to understand them while an expansion of Alejandra Pizarnik's poetic work.pt_BR
dc.description.resumoA proposta desta dissertação é ler e discutir a obra Árbol de Diana, de Alejandra Pizarnik, bem como os respectivos diários que correspondem aos anos de 1960 a 1962. Publicada em 1962, a obra que marca a maturidade poética da escritora argentina, revela questões centrais acerca da modernidade e da poesia moderna. Por meio da leitura dos poemas, marcados pela brevidade e pela fragmentação, será discutido o projeto literário construído por Pizarnik, que é atravessado por questões do próprio tempo, como a imigração na América Latina, o exílio e a crise da poesia moderna. Diante de uma poética do silêncio presente nesses versos, como um dos traços fundamentais do projeto pizarnikiano, serão lidos, em um segundo momento, entradas e fragmentos dos diários, preparados e editados pela própria autora para serem publicados, a fim de entendê-los enquanto uma expansão da obra poética de Alejandra Pizarnik.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAlejandra Pizarnikpt_BR
dc.subjectpoesia argentinapt_BR
dc.subjectdiáriospt_BR
dc.subjectpoética do silênciopt_BR
dc.subjectmodernidadept_BR
dc.subject.otherPizarnik, Alejandra, 1936-1972. – Árbol de Diana – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherPizarnik, Alejandra, 1936-1972. – Diáriospt_BR
dc.subject.otherPoesia argentina – História e críticapt_BR
dc.subject.otherSilêncio na literaturapt_BR
dc.titleComo um poema ciente do silêncio das coisas: uma leitura de Árbol de Diana e dos diários (1960-1962), de Alejandra Pizarnikpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Como um poema ciente do silêncio das coisas (Repositório).pdf986.48 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons