Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49702
Type: Dissertação
Title: O programa Minas Mundi e a participação de alunos de baixa renda: o mundo é mesmo logo ali?
Other Titles: The Minas Mundi program and the participation of students with low-incomes: is the world really right there?
Authors: Larissa Maria Rodrigues de Oliveira
First Advisor: Ana Maria Alves Saraiva
First Co-advisor: Maria Rosimary Soares dos Santos
First Referee: Afrânio Mendes Catani
Second Referee: Lorena Maia
Abstract: As políticas de assistência estudantil ganham centralidade no contexto de ampliação e expansão da educação superior do século XXI. Dentre os objetivos dessas políticas, está a garantia da inclusão daqueles estudantes que, devido às condições socioeconômicas, são impedidos ou prejudicados no acesso a determinados programas, serviços ou oportunidades que a universidade oferece. Este trabalho pretende tratar da participação dos estudantes advindos de famílias de baixa renda no principal programa de mobilidade da UFMG entre os anos de 2010 a 2018, o Minas Mundi. Sendo assim, é analisada a criação do Programa desenvolvido pela instituição. Considera-se que este Programa não encontrou parâmetros, em porte e abrangência, em nenhuma outra universidade pública brasileira, quanto à participação de estudantes de baixa renda. A mobilidade acadêmica também aparece na discussão como uma prática intrínseca à universidade, mas que, nas últimas décadas, tem se destacado nas universidades brasileiras sob a orientação de uma agenda ditada pelos organismos multilaterais para a educação superior. Além de uma discussão crítica em relação à mobilidade internacional e à expansão da educação superior no Brasil nas três últimas décadas, o trabalho desenvolve uma análise documental dos editais do Programa Minas Mundi, dos PDI’s de 2008, 2013 e 2018, dos Relatórios de Gestão de 2005 a 2020, acompanhando a evolução e as alterações promovidas no Programa ao longo dos anos, buscando identificar proposições e ações voltadas e/ou que possibilitaram a inclusão e a participação dos estudantes de baixa renda no Programa. Cabe ressaltar as dificuldades no acesso aos dados no período mais crítico da Covid-19, tanto daqueles que poderiam estar organizados na Diretoria de Relações Internacionais, quanto dos documentos de outros setores da universidade envolvidos no processo de análise socioeconômica e na distribuição das bolsas. Conclui-se que, mesmo com a ampliação quanto ao número de vagas ofertadas, universidades parceiras e alunos participantes, os recursos despendidos foram insuficientes para uma inclusão efetiva dos estudantes de baixa renda.
Abstract: The students’ assistance policies gain centrality in the context of enlargement and expansion of higher education in the 21st century. Among these policies’ objectives, is the guarantee of inclusion of those students who, due to socio-economic conditions, are prevented or deprived from accessing certain programs, services, or opportunities that the university offers. This paper aims to address the participation of students from low-income families in the main mobility program from UFMG between the years 2010 to 2018, the Minas Mundi. Thus, the creation of the Program developed by the institution is analyzed. It is considered that this Program did not find parameters in proportions and coverage, in no Brazilian public university, as for the participation of students from low social-economic status. The academic mobility also appears in the discussion as a practice intrinsic to the university, however, in the recent decades, has stood out in the Brazilian universities under the guidance of an agenda determined by multilateral organizations for higher education. Further on the critic discussion regarding international mobility and the expansion of higher education in Brazil in the last three decades, the work develops a documental analysis of the Minas Mundi Program Announcements, of the PDI’s from 2008, 2013 and 2018, the Management Reports from 2005 to 2020, monitoring the evolution and modification promoted on the Program throughout the years, seeking to identify proposals and actions turned and/or that enabled the inclusion and participation of low-income students in the Program. It is worth mentioning the difficulties in accessing data during the most critical period of Covid-19, both of those that could have been organized in the Department of International Relations, as well as the documents from other divisions of the university involved in the process of socio-economic analysis and of scholarships’ distribution. It is concluded that, even with the increase of the numbers of vacancies offered, from partner universities and participating students, the resources spent were insufficient for the effective inclusion of low-income students.
Subject: Universidade Federal de Minas Gerais - Programa Minas Mundi
Educação
Ensino superior
Intercambio educacional
Educação internacional
Programas de intercambio de estudantes
Programas de assistencia ao estudante
Inclusão social
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49702
Issue Date: 6-Oct-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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