Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49722
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dc.contributor.advisor1Clenice Griffopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6089761447547891pt_BR
dc.contributor.referee1Gilciney Teodoro Carvalhopt_BR
dc.creatorAdenilza Cristina da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T10:55:35Z-
dc.date.available2023-02-08T10:55:35Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49722-
dc.description.resumoEsta Proposta de Intervenção Pedagógica no desenvolvimento da percepção e compreensão do funcionamento de escrita alfabético foi desenvolvida, inicialmente, com 24 (vinte e quatro) alunos de 5/6 anos do 1º Ano do 1º Ciclo. Alunos, em sua grande maioria, em fase inicial do processo de compreensão do sistema de escrita: alunos pré-silábicos. A metodologia de ensino foi alicerçada por estratégias de desenvolvimento da Consciência Fonológica e Fonêmica, objetivando tornar as crianças mais sensíveis à escuta de sons diversos e, principalmente, àqueles produzidos por meio da linguagem verbal, já que o nosso sistema de escrita é de natureza fonográfica. Com o passar dos tempos vivenciados pelas crianças com as atividades envolvendo o desenvolvimento da Consciência Fonológica, elas foram se tornando mais atentas e interessadas em participar das atividades sem “medo de errar”. Foram se tornando mais perceptíveis a sons ritmados ou diferentes passando a identificar terminações e aliterações na pronúncia de palavras. A sensibilidade na escuta de sons conduziu as crianças a relacionarem fonemas a grafemas. Os resultados alcançados são positivos. Apenas 1(uma) criança ainda apresenta dificuldade em identificar, nomear e escrever todas as letras do alfabeto, mas, as identifica pela sonoridade. Outras escrevem palavras com sílabas canônicas, necessitando da leitura de análise das sílabas que compõem uma palavra. Leitura esta, realizada com mediação da professora. Outras ainda, já realizam registros autônomos de palavras e frases, usando as combinação CV, CCV e também CVV. A Consciência Fonológica contribui positivamente na aquisição do sistema de escrita alfabético, conduzindo a criança para uma escuta de detalhes de sons emitidos por meio da língua. Habilidade esta, relacionada à natureza do sistema de escrita alfabético.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectConsciência fonêmicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento da compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabéticopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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